'Orgulho boliviano' e 'vitória celestial': imprensa boliviana repercute derrota do Flamengo para Bolívar

25/04/2024, 12:52
Gerson finaliza entre zagueiros do Bolívar em derrota do Flamengo; jornais bolivianos repercutiram resultado

A vitória do Bolívar por 2 a 1 sobre o Flamengo está sendo tratada quase como um título pela imprensa da Bolívia. Nesta quarta-feira (24), a equipe da casa conseguiu superar o Rubro-Negro na altitude de 3.640 metros de La Paz, encaminhou classificação na Libertadores e ganhou total destaque na imprensa da Bolívia.

A começar pelo portal El Diario, que classificou o time do Bolívar como “orgulho boliviano” após conquistar a vitória contra o Mengão. O jornal destacou triunfo em jogo de alta tensão, pois gol de Viña no primeiro tempo aumentou preocupação e qualidade do elenco rubro-negro obrigou atenção constante. Assim, destaca que resultado é uma grande resposta em momento conturbado da temporada.

➕: Flamengo x Botafogo: Artur Jorge lamenta baixa de Tiquinho e indica improvisar

“Líder Bolívar, orgulho boliviano. (…) Mais uma vez medos e dúvidas tomaram conta da Academia após sofrer um gol. Foi um primeiro tempo difícil de pressionar, porque a qualquer momento o time brasileiro fazia uma jogada individual. Na complementação, o time azul-claro abafou o rival com pressão ofensiva. Os jogadores fizeram contra-ataque para marcar o gol da vitória, O resultado deixou a Academia a um passo de garantir a classificação para as oitavas de final.”

O portal “Late” também destacou como todo o país se relacionou com a partida e vibrou com a vitória da Bolívia. Diferente da análise de torcedores rubro-negros e jornais brasileiro, a publicação fala de um Flamengo que foi bem na partida e dificultou o jogo para o Bolívar. Fator que valoriza ainda mais o triunfo.

“O apito final desencadeou um alvoroço que se espalhou pelas ruas e por vários lares da Bolívia e do mundo. O Bolívar não é apenas o melhor do seu grupo, mas também está na liderança das 32 equipes que disputam a Libertadores”, diz a análise da partida.

Por fim, o diário “Olé” foi um pouco mais comedido em sua análise mas não deixou de exaltar o Bolívar conseguir vencer principais times da competição. “A Academia dominou grande parte da partida (superou largamente o Mengão em posse de bola e chutes a gol) e saiu com uma grande vitória, nada mais nada menos que contra um tricampeão da competição.”

Situação do Flamengo na Libertadores após derrota para o Bolívar

Perder a partida desta quarta-feira faz o Flamengo não depender mais de si para se classificar no primeiro lugar do grupo. Isso porque o Bolívar terminou primeiro turno de jogos com nove pontos (100% de aproveitamento) e tem cinco de vantagem para o Rubro-Negro.

O Fla possui quatro pontos após uma vitória, um empate e uma derrota nos primeiros três jogos da competição. Mas a briga pela liderança não é foco do time neste momento. Isso porque pode perder até a segunda posição em caso de vitória do Millonarios sobre o Palestino, nesta quinta-feira (16).

O Rubro-Negro precisa vencer os três jogos restantes para garantir classificação sem depender de resultados de outras equipes. Triunfos que deixariam o time com 13 pontos ao final da fase de grupos e, para pontuação representar liderança, o Bolívar precisa somar no máximo três pontos no returno.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.