Imagem 'lavada' no jogo do Flamengo causa revolta; Entenda o contrato do Carioca 2023
O Flamengo venceu o Nova Iguaçu por 5 a 0 neste sábado (21), no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Apesar do bom resultado, os torcedores rubro-negros reclamaram muito da qualidade da imagem nas transmissões da Band (TV Aberta) e Band Sports (TV a Cabo).
Durante toda a transmissão, a imagem pareceu clara demais, mesmo nas área escuras do gramado. Nas áreas mais claras, quando o sol batia diretamente no gramado, por vezes os jogadores desapareciam em um clarão. Nas redes sociais, os torcedores não perdoaram.
Leia Mais: Filipe Luís comemora volta e surpeende ao analisar esquema de Vitor Pereira
“O meu celular têm câmeras melhores que as da Band. Que coisa horrível transmitir uma partida de futebol com essas imagens embaçadas!” – @schettinifj
“Próximo jogo do Carioca trate de passar um pano na lente da câmera! Câmera suja pra k7, tudo embaçado na transmissão da Band Sport.” – @PeladeiroRN
“Transmissão horrorosa essa da Band do campeonato carioca, câmera com um brilho estranho parece que tô vendo um flashback.” – @Reclamador_11
Band transmite o Carioca 2023, mas não gera as imagens
As reclamações dos torcedores foram naturalmente dirigidas à TV Bandeirantes, que transmitiu a partida, mas a verdade é que a emissora recebe as imagens prontas. De acordo com o contrato entre a emissora e a empresa que vendeu os direitos de transmissão, a Band não gera as imagens dos jogos.
Para 2023 e até 2025, a empresa Brax Sports Assets é a responsável por produzir e vender o Campeonato Carioca. A empresa fechou acordo com a FERJ para negociar os direitos de transmissão do campeonato. No acordo que fechou com a Band, a Brax é responsável por quase tudo.
Cabe a ela vender as publicidades nos estádios e na TV. E cabe a ela gerar as imagens dos jogos, mas também entregar para a Band e o Band Sports, que então cobrem o vídeo com seus repórteres, narradores e comentaristas.
A Brax arca com a responsabilidade de gerar as imagens, mas também com as responsabilidades financeiras. Caberá a ela arcar com os R$ 61 milhões acordados com a FERJ e os clubes. Para isso, a empresa fez acordo de venda dos espaços publicitários. No momento anunciam no Carioca 2023 a Bet Nacional, Betano Brasil, Pixbet, Sicredi, Paybrokers, Fatal Model, XB Rio Oficial, Esportes da Sorte e Assai Atacadista.