Nesta sexta-feira (22), o técnico Ramon Menezes divulgou a convocação da seleção brasileira sub-23 para a disputa dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile. O técnico anunciou os 18 nomes que representarão o Brasil e convocou um atleta do Flamengo: o volante Igor Jesus, de 20 anos.
O Garoto do Ninho irá se apresentar à seleção no dia 9 de outubro e fará a preparação na Granja Comary até o dia 17. A competição terá início no dia 20 de outubro e termina no dia 5 de novembro. O Brasil estreia no dia 23 de outubro, contra o Estados Unidos, às 14h.
Leia mais: Arrascaeta justifica esperança do Flamengo com números em finais
Vale destacar a CBF precisou de liberação do Flamengo para convocar Igor Jesus. Afinal, o calendário não irá paralisar durante o Pan e o volante não estará à disposição de Sampaoli em seis partidas do Brasileirão: Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Bragantino, Santos e Fortaleza.
Os Jogos Pan-Americanos utilizam as mesmas regras das Olímpiadas e possuem limite de idade de 23 anos para os jogadores, com exceção para três atletas. Além disso, o modo de disputa também é o mesmo: oito seleções dividias em quatro grupos e os dois melhores avançam para o mata-mata.
A seleção brasileira está no grupo B do torneio, ao lado de Colômbia, Estados Unidos e Honduras. Já na outra chave, Chile, México, República Dominicana e Uruguai são os outros países que irão brigar pela medalha de ouro.
O Brasil possui quatro medalhas de ouro e está empatado com o México como segundo país que mais chegou ao lugar mais alto do pódio. No entanto, não fica em primeiro desde 1987 e viu a Argentina chegar em sete medalhas de ouro.
- Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians)
- Laterais: João Moreira (São Paulo), Rikelme (Cuiabá) e Patryck (São Paulo)
- Zagueiros: Lucas Halter (Goiás), Gustavo Martins (Grêmio) e Arthur Chaves (Académico de Viseu)
- Meio-campistas: Matheus Dias (Internacional), Ronald (Grêmio), Igor Jesus (Flamengo), Guilherme Biro (Corinthians) e Marquinhos (Nantes)
- Atacantes: Gabriel Veron (Porto), Matheus Nascimento (Botafogo), Figueiredo (Vasco) e Kaio (Coritiba)
Campeão brasileiro sub-20, Igor Jesus projeta oportunidades no profissional do Flamengo
Igor Jesus já está integrado aos profissionais do Flamengo, participa dos treinamentos com o elenco e é relacionado para a maioria dos jogos. Entretanto, recebeu apenas quatro oportunidades desde a chegada de Jorge Sampaoli e tem média de 18 minutos em campo.
Dessa forma, o clube optou por reforçar a equipe sub-20 com o volante na final do Brasileirão, contra o Palmeiras. Igor foi titular e ajudou o Flamengo na conquista do segundo título brasileiro da categoria. Após o jogo, o atleta conversou com o MRN e revelou que espera mais oportunidades entre os profissionais.
“É muito gratificante estar aqui com a rapaziada. Antes eu estava no profissional, que é o nosso principal objetivo, mas poder ter descido e ajudado a equipe a ser campeão é muito gratificante. Quero agradecer a todos no Flamengo que estão me proporcionando grandes coisas na minha vida. Agora estou muito confiante, quero conquistar meu espaço (nos profissionais) e dar orgulho para a Nação”, disse Igor Jesus.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.