Pupilo de Tite, Igor Jesus se destaca em estatísticas ofensivas e defensivas
Igor Jesus viveu mais um bom momento no Flamengo nets temporada ao participar de gol da vitória sobre o Amazonas. Um dos jovens da base que mais ganha chances com Tite, ele recebeu atenção especial depois ser substituído no primeiro tempo de jogo e ficou fora. Retomada de confiança de Igor deve ser fundamental para o Fla, já que meia de 21 anos se destaca em estatísticas ofensivas e defensivas no ano.
Primeiro volante de origem, o Garoto do Ninho desempenha outras funções de meio-campo e está mostrando muita qualidade com a bola nos pés. Igor participa ativamente no campo de ataque e deu segunda assistência no ano contra o Amazonas, ainda que tenha finalizado em direção ao gol. Ele tem cinco passes para finalização e índice de acerto superior a 90% no quesito, o que corrobora análise.
➕: Rodrigo Muniz revela ajuda de Filipe Luís para dar volta por cima na Inglaterra: ‘Meu padrinho’
Igor Jesus chama a atenção justamente pelo quesito passe nos 15 jogos que disputou até aqui no ano. Os 93% de acerto o coloca entre líderes do time, assim como 60% no passe longo e os lances que encontrou companheiros para marcar ou ao menos finalizar contra gol adversário. As estatísticas são do portal ‘Sofascore’.
Vale destacar que os 60% de acerto nos dribles. Alguns desses lances em direção ao gol e que mostraram extrema habilidade. Um bom exemplo é jogada contra o São Paulo, na segunda rodada do Brasileirão, quando passou no meio de dois, fintou o terceiro marcador e ainda encontrou lindo passe para Pulgar. O chileno parou no goleiro, mas qualidade de Igor chamou atenção.
Mas o jovem continua sendo volante e precisa se destacar também nos momentos defensivos, o que está conseguindo. São 32 bolas recuperadas nesta temporada, média superior a duas por partidas. Mas, considerando que jogou 510 minutos, recupera a bola para o time a cada 16 minutos em campo.
Top-5 Garotos do Ninho com mais minutos em 2024
Igor Jesus é o terceiro jogador oriundo das categorias de base do Flamengo que mais disputou minutos em 2024. Escolhido por Tite principalmente em momento de baixa de Allan, o meia está atrás apenas do lateral-direito Wesley, primeira escolha na ausência de Varela.
- Wesley- 638 minutos (11 jogos)
- Igor Jesus- 510 minutos (15 jogos)
- Matheus Cunha- 450 minutos (5 jogos)
- Lorran- 420 minutos (11 jogos)
- Victor Hugo- 216 minutos (15 jogos)
Igor Jesus chorou ao ser substituído contra Bragantino e ficou de fora em 2 jogos
A cena de Igor Jesus chorando no banco de reservas após ser substituído aos 36 minutos contra o Red Bull Bragantino viralizou entre torcedores do Flamengo. O jovem não estava bem no jogo, com participação negativa no gol adversário e cartão amarelo, o que levou Tite a tomar a decisão.
O treinador revelou em coletiva que pediu desculpas ainda no vestiário, mas o meia precisou de um tempo para recuperar confiança. Igor saiu de terceira oportunidade como titular no ano para dois jogos completos no banco de reservas. Ele ficou de fora contra Palestino e Corinthians, e Léo Ortiz foi acionado na função quando necessário.
Goleada sobre o Bolívar foi momento que Tite decidiu colocar o volante novamente antes de utiliza-lo contra o Amazonas. Após a vitória e classificação na Copa do Brasil, o treinador destacou o período enfrentado por Igor e como o foco do trabalho é sempre recuperar jogadores de oscilações.
A gente não solta um atleta que foi mal no jogo, a gente não descarta, eu não sou técnico de pegar ‘tá ruim, tá fora, não serve’. Não é. Eu disse isso para ele. O Léo Ortiz entrou como volante no outro jogo, e ele ficou preterido”, disse o técnico do Flamengo, antes de completar:
“E eu disse que um processo de confiança era um processo de treinamento, e que ele iria retomar. E eu sei disso. Ele retomou esse processo, por isso o desempenho dele hoje.”