A International Football Association Board (Ifab), órgão responsável pela regulamentação do futebol internacional, deseja implementar o “cartão azul” nas regras do esporte. Entretanto, a ideia tem gerado reações adversas entre treinadores da Premier League.
Em novembro de 2023, os legisladores de futebol anunciaram um plano para melhorar o comportamento dos atletas nos gramados, instaurar o respeito pelos árbitros e coibir as chamadas “faltas táticas”. Para este fim, seriam utilizados os cartões azuis, uma medida de advertência além dos ja tradicionais cartões amarelos e vermelhos.
➕ Paquetá esbanja talento jogando de 9 no EAFC 24
A punição para o jogador que receber um cartão azul seria se ausentar da partida durante 10 minutos. A aplicação de dois cartões azuis resultaria em uma expulsão, procedimento análogo ao dos cartões amarelos.
Segundo a notícia publicada pelo jornal inglês The Telegraph, a Ifab almejava iniciar uma sessão de testes dos novos cartões durante a próxima edição da Copa da Inglaterra e da FA Cup feminina.
Além da aplicação do cartão azul, o jornal afirmou que a Ifab também estuda uma medida que autorize apenas os capitães das equipes a argumentarem com os árbitros. A regra é praticada em esportes como o rugby, por exemplo.
Frente a essa nova iniciativa, treinadores da Premier Legue se manifestaram contra os cartões azuis. “É um trabalho difícil. Acho que a introdução de um cartão azul também daria mais oportunidades de fracasso”, opinou Jürgen Klopp, técnico do Liverpool.
Klopp desenvolve seu argumento. “A discussão será: ‘Era um cartão azul, deveria ter sido um cartão amarelo? Nos bons e velhos tempos teria sido um cartão vermelho ou apenas um amarelo”.
Fifa não confirma testes
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) nega que exista algum planejamento imediato para testes deste novo formato no futebol inglês. Em uma nota oficial, a federação elucida os fatos e desmente alguns boatos.
“A Fifa deseja esclarecer que os relatos do chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores, uma posição que a Fifa pretende reiterar quando este item for discutido na Assembleia Geral do Ifab em 1º de março”, anunciou a organização.
Atualmente, diversos ex-atletas do Flamengo atuam nos gramados da Inglaterra. Entre os nomes conhecidos pelos rubro-negros estão: Lucas Paquetá (West Ham), João Gomes (Wolverhampton), Matheus França (Crystal Palace), entre outros.