IFAB quer adicionar punição para diminuir ataques contra árbitros

15/11/2023, 12:56
Atualizado: 15/11/2023
IFAB pode alterar regras do futebol para prevenir ataques contra arbitragem e Gabigol, do Flamengo, pode sofrer

A International Board (IFAB), órgão responsável pelas alterações das regras do futebol, estuda uma nova mudança no esporte. A expulsão temporária pode ser adequada em breve como forma de controlar as reclamações contra a arbitragem.

De acordo com o jornal The Times, a IFAB demonstra preocupação com os ataques constantes a árbitros de futebol. A organização entende que precisa existir uma regra que previna esses profissionais. E também puna as reclamações excessivas de jogadores e comissões técnicas.

Leia mais: CBF escala arbitragem polêmica para Flamengo x Bragantino

Uma alternativa para isso seria a aplicação de cartão vermelho. Mas com uma regra diferente do que já conhecemos. Ao invés do atleta ser expulso do jogo e desfalcar a equipe na partida seguinte, o jogador voltaria a campo após 10 minutos. Essa punição vem sendo testada em competições juvenis da Europa.

Capitães podem ganhar exclusividade para conversar com arbitragem

Há ainda outra possibilidade sendo estudada para proteger os árbitros. A fim de evitar as famosas “rodinhas” de reclamação ao redor dos profissionais, o IFAB pode definir que apenas um jogador terá a autorização de questionar o árbitro da partida. Esse atleta seria o capitão de cada equipe.

O órgão demonstra uma grande preocupação quanto à segurança dos juízes de futebol. De acordo com a IFAB, é cada vez mais comum os relatos de árbitros que afirmam sentir medo de serem agredidos verbal e até fisicamente em campo.

“Há um grande problema em reter árbitros ou motivar as pessoas a começarem a arbitrar. Eles veem o que está acontecendo em campo, sentem os abusos e têm medo de agressões. Começa no topo. O que os ídolos do futebol fazem em uma partida, crianças e adultos no futebol amador copiarão no dia seguinte”, disse Lukas Brud, CEO da International Board.

Gabigol, do Flamengo, é o jogador com mais cartões no Brasil desde 2019

O Flamengo pode ter sérios problemas com essa nova regra estudada pela IFAB. Isso porque, Gabigol, atacante do Rubro-Negro, é o jogador com mais cartões amarelos e vermelhos do futebol brasileiro nos últimos 4 anos. E a maioria deles é justamente por reclamação contra arbitragem.

Ao todo, Gabigol soma 85 cartões, sendo 76 amarelos e nove vermelhos. Com esse número impressionante, o atacante do Flamengo superou Kanneman, zagueiro do Grêmio. Somente no Brasileirão deste ano, o Camisa 10 contabiliza sete cartões amarelos. Cinco são por protestar decisões da arbitragem. Esse é o mesmo número de gols do atacante no campeonato.

Ou seja, com uma regra de punição temporária, Gabigol pode desfalcar o Flamengo ainda mais. Mas agora, durante a partida. O jornal The Times afirma que a International Board fará reuniões para tratar do assunto e discutir essas possíveis inclusões quanto antes.


Compartilhe