Ifab determina mudança em cobranças de pênalti com dois toques; veja detalhes

A Ifab (Conselho Internacional da Associação de Futebol), instituição responsável pelo regulamento das regras do esporte, alterou uma importante norma. A partir de julho deste ano, uma cobrança de pênalti será repetida caso um atleta marque após tocar duas vezes na bola.
➕Ifab aprova novos testes por mudança na regra do impedimento
Contudo, caso a penalidade seja desperdiçada, o jogador não terá uma segunda chance. Caso a cobrança não termine em gol, o time adversário terá um tiro livre indireto — exceto se o árbitro aplicar a vantagem em prol da equipe defensora.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Caso o pênalti seja perdido numa disputa, a penalidade será considerada desperdiçada. O debate da regra foi fomentado devido ao polêmico pênalti cobrado por Julian Alvarez contra o Real Madrid na Champions League.
Na ocasião, o atacante argentino escorregou e marcou o gol com dois toques na bola. Em seguida, o lance foi anulado e foi determinante para a eliminação do Atlético de Madrid no torneio.
SEM MAIS DÚVIDAS! ⚽✅ A nossa câmera exclusiva mostra o momento exato dos dois toques de Julián Alvarez. O pênalti foi bem anulado. #CasaDaChampions pic.twitter.com/UWwqwBesxJ
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) March 13, 2025
Confira a explicação da Ifab em circular enviada à Fifa
"Essa situação é rara e, como não está diretamente abordada na Regra 14, os árbitros, de forma compreensível, têm tendido a punir o cobrador por tocar na bola novamente antes que ela toque outro jogador, concedendo assim um tiro livre indireto para a equipe adversária ou, no caso de penalidades (disputa por pênaltis), registrando a cobrança como perdida.
No entanto, essa parte da Regra 14 é destinada, principalmente, para situações em que o cobrador toca deliberadamente na bola uma segunda vez antes que ela toque outro jogador (por exemplo, quando ela rebate na trave ou no travessão sem tocar no goleiro). Isso é muito diferente de quando o cobrador acidentalmente chuta a bola com os dois pés ao mesmo tempo ou toca na bola com o pé de apoio ou com a perna imediatamente após a cobrança, o que geralmente ocorre quando ele escorrega durante a execução.
Não punir um toque duplo acidental, no entanto, seria injusto, pois o goleiro pode ser prejudicado pela trajetória alterada da bola. Portanto, a IFAB gostaria de esclarecer os procedimentos para as seguintes situações:
Caso o cobrador acidentalmente chuta a bola com os dois pés ao mesmo tempo ou a bola toca no seu pé de apoio ou na perna imediatamente após a cobrança:
- Se a cobrança for bem-sucedida, ela deve ser repetida.
- Se a cobrança for malsucedida, é concedido um tiro livre indireto (a menos que o árbitro aplique a vantagem quando estiver claro que isso beneficia a equipe defensora) ou, no caso de disputa por pênaltis, a cobrança é registrada como perdida.
Caso o cobrador deliberadamente chuta a bola com os dois pés simultaneamente ou toca deliberadamente na bola uma segunda vez antes que ela toque outro jogador:
- É concedido um tiro livre indireto (a menos que o árbitro aplique a vantagem quando estiver claro que isso beneficia a equipe defensora) ou, no caso de disputa por pênaltis, a cobrança é registrada como perdida.
Por favor, observe que esses procedimentos esclarecidos entram em vigor para competições que comecem em ou após 1º de julho de 2025, podendo ser adotados por competições que comecem antes dessa data"