Há 15 anos, Ibson marcava hat-trick e Flamengo goleava Palmeiras

16/11/2023, 11:10
Ibson foi herói em goleada do Flamengo contra o Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2008

Em 16 de novembro de 2008, Flamengo e Palmeiras protagonizavam mais um jogo épico. Na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, Ibson marcou um hat-trick e foi o craque da partida na goleada rubro-negra por 5 a 2. A partida inesquecível completa 15 anos nesta quinta-feira.

O contexto naquela época era totalmente diferente do que Flamengo e Palmeiras vivem hoje em dia. No começo da temporada, o Fla conquistou o bicampeonato estadual. A taça deu esperanças de que Joel Santana poderia ser o técnico de grandes títulos pelo Mengão.

Leia mais: Há 40 anos, Flamengo anunciava o revolucionário Pato Fillol

Mas parou por aí. Nas oitavas da Libertadores, o Rubro-Negro sofreu um dos seus maiores vexames diante do América do México. Em novembro, restava apenas o Campeonato Brasileiro para disputar.

E o Palmeiras chegava com um passado parecido. Venceu o Campeonato Paulista, e na disputa da Sul-Americana, se despediu apenas nas quartas. O time alviverde enfrentaria o Flamengo na 35ª rodada, ainda com chance de título no Brasileirão.

Mas a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo foi completamente frustrada pelo Mengão no Maracanã. O Flamengo, agora com Caio Júnior na beira do gramado, aplicou uma sonora goleada diante da presença de mais de 60 mil torcedores.

Como foi a goleada do Flamengo contra o Palmeiras?

Marcelinho Paraíba abriu o placar ainda aos 2 minutos do primeiro tempo. 10 minutos depois, Alex Mineiro converteu de pênalti e deixou tudo igual no Maracanã. Contudo, a equipe rubro-negra não deixou se abalar. Ibson decidiu a partida com um hat-trick incrível.

O Camisa 7 colocou o Flamengo na frente de novo aos 21′. Na volta do intervalo, marcou o seu segundo gol na partida. Kléber até diminuiu para o Palmeiras aos 15′ do segundo tempo. Mas Ibson apareceu para aniquilar qualquer chance do rival no jogo, e fez seu terceiro. Kleberson fechou a goleada aos 24 minutos. Final de jogo: Flamengo 5×2 Palmeiras.

A grande vitória significava para o Flamengo o retorno ao G4, assumindo a terceira posição. Para o Palmeiras, era o fim do sonho do título. O Rubro-Negro de Caio Júnior ainda tinha chance de levantar o troféu, mas perdeu dois e empatou um dos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro. O Fla ficou de fora até da Libertadores do ano seguinte. Mas em compensação, em 2009, o Mengão conquistou o seu hexacampeonato de maneira inesquecível.

As passagens de Ibson pela Gávea

Cria do Flamengo, Ibson foi lançado ao profissional em 2003, após se destacar nas categorias de base. O meia ascendeu rapidamente, e ajudou o Mengo nas conquistas estaduais no ano seguinte. Seu sucesso foi tamanho, que em 2005, o Porto se interessou por Ibson. O Garoto do Ninho se aventurou no futebol português até 2007, quando decidiu voltar a Gávea.

Emprestado, Ibson se reencontrou vestindo o Manto. Se destacou no Campeonato Brasileiro daquele ano, e chegou a ser artilheiro da equipe no Brasileirão de 2008. O seu contrato com o Flamengo chegou ao fim no meio de 2009. Como o Rubro-Negro não tinha dinheiro para oferecer o valor desejado pelo Porto, Ibson voltou para Portugal.

Depois de passar pelo Spartak Moscou, o meia voltou ao Brasil. Defendeu o Santos em 2011 e 2012, até que acertou sua terceira passagem pelo Flamengo. Mas essa foi longe de ser um sucesso. A presidente do Fla na época, Patrícia Amorim, acumulou mais de R$ 3 milhões em dívidas com Ibson.

O Flamengo tentou pagar o meia em parcelas, mas Ibson recusou. Afundado em problemas financeiros, o clube foi obrigado a rescindir com o atleta em 2013, já na gestão do presidente Bandeira de Mello. Ibson fez 233 jogos pelo Flamengo, marcando 35 gols.

Por onde anda?

Após a última passagem conturbada na Gávea, o meio-campista se aventurou no futebol. Foram nove clubes em nove anos. Corinthians (2013-2014), Bologna (2014-2015), Sport (2014), Minnesota United (2015-2018), Tombense (2019-2020), Amazonas (2021), Ipatinga (2021), Amazonas (2022) e Nacional de Muriaé (2022).

Atualmente, Ibson está aposentado. No entanto, sua vida segue diretamente ligada ao futebol. O ex-jogador se tornou membro da comissão técnica do Amazonas. O atual clube de Ibson venceu a Série C neste ano e jogará a segunda divisão nacional em 2024.


Partilha