Ibson conta como ex-presidente do Porto o ajudou a voltar ao Flamengo
O ex-jogador Ibson revelou detalhes do seu empréstimo do Porto ao Flamengo em 2007, que culminaria em uma trajetória vitoriosa com o Manto Sagrado nos anos seguintes. O ex-craque foi o convidado do quadro “De Carona com Smigol”, da Fla TV, e contou um bastidor de como o ex-presidente do clube português o ajudou a voltar para o Mais Querido.
Ibson compartilhou que a decisão foi feita durante seu casamento, com a presença de seu empresário Eduardo Uram e Kleber Leite. Ele lembrou também que o presidente do Porto assistiu a um jogo do Flamengo no Maracanã.
➕ Ao MRN, Ibson relembra gols contra o Palmeiras e crava: ‘é o jogo mais marcante da minha carreira’
“Minha esposa estava grávida do Ibson Júnior, meu primeiro filho, aí eles queriam me negociar para a Grécia. Estávamos em uma sala, o Kleber Leite também estava e aí o presidente (Pinto da Costa): ‘Vem cá, sai da sala e deixa eles negociarem aí’. Aí depois ele: ‘Você quer ir para onde?’. Falei: ‘Pô, minha esposa está grávida e tal, e eu gostaria de voltar para o Flamengo. Estou voltando de lesão, a torcida vai ter um pouco mais de paciência’, contou o ex-atleta.
Em seguida, revelou a surpreendente postura de Pinto da Costa, que perdeu a disputa eleitoral do Porto recentemente, deixando o cargo após 42 anos:
“O presidente: ‘Então está bom. Chegar na sala você bate o martelo e fala que não quer outra coisa. Vou te emprestar para o Flamengo’. E o Flamengo não gastou um real. O primeiro ano foi de graça. Aí a negociação foi no meu casamento. Meu empresário, o Eduardo Uram, foi junto com o Kléber Leite. Teve um jogo, que não lembro qual, que o presidente do Porto foi ao Maracanã.”
Ibson conquistou o Brasileirão após deixar Porto rumo ao Flamengo, onde voltaria a jogar também em 2012
Vale lembrar que a volta do Ibson ao Flamengo resultou em um bicampeonato carioca (2008 e 2009) e um Brasileirão (2009). Antes ele havia conquistado estadual em 2004. O jogador fez 229 jogos e marcou 34 gols, sendo o melhor meia do campeonato em 2007. Pelo Porto venceu duas vezes o Campeonato Português (2005/06 e 2006/07), uma Taça de Portugal (2005/06) e uma Supertaça de Portugal (2005/06).
Após deixar o Rubro-Negro em 2009, Ibson passou três temporadas no Spartak Moscou, da Rússia. Em 2011 retornou ao Santos e, no ano seguinte, voltou ao Flamengo para sua derradeira passagem, findada em abril de 2013 devido aos altos salários. Naquele ano, vale lembrar, o Mengão começou sua reestruturação financeira.
O ex-meia encerrou sua carreira em 2022. Hoje, é auxiliar-técnico do Amazonas, que foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil.