Jorge Sampaoli está no Flamengo há quase dois meses, mas chegou ainda falando espanhol. De uns tempos para cá, o argentino sucumbiu a algumas críticas e parece ter concordado que precisava falar português. Já faz alguns jogos que a coletiva do treinador tem as perguntas respondidas na língua local. No entanto, com o sotaque característico do profissional.
Por isso, é difícil entender algumas coisas e o português de Jorge Sampaoli está mais próximo de um portunhol. O humorista Daniel Furlan, ao notar isso, fez questão de brincar nas redes sociais, fazendo piada com a forma como Sampaoli fala: “Eu gosto que o Sampaoli já tá falando português há um tempão mas ninguém percebeu”, publicou.
Ou seja, de tão básico e quase imperceptível, o brasileiro mal se dá conta de que o argentino está tentando falar a língua local. Isso acontece após passagem por Santos, Atlético-MG e a compra de uma casa em Búzios. Só no Mengão o estrangeiro tenta falar português.
Leia mais: Sampaoli dá forte discurso para elenco do Flamengo no Maracanã
Sampaoli foi criticado por não falar português no Flamengo
Coincidência ou não, isso aconteceu depois de algumas críticas da imprensa, sobretudo de Milly Lacombe. A jornalista se indignou com a insistência de Sampaoli no espanhol e cobrou que o técnico estudasse português.
“Ele está no Brasil. Ele treinou o Santos e o Galo, tenta falar português. Pelo amor de Deus, não tem uma palavra que ele tente, ele simplesmente senta lá e fala espanhol. Pega uma aula, faz aí um intensivo, não é possível que isso seja normal e que a gente não vai criticar. Isso me irrita em um nível que eu não consigo dizer quanto. Nosso complexo de vira-lata faz a gente aceitar que a gente tem que se esforçar para falar a língua do outro”, disse em abril, no início do trabalho do profissional no Rio de Janeiro.