Conhecido por seu ritmo inigualável e letra marcante, o hino do Flamengo é singular no futebol brasileiro, apesar de ter o mesmo compositor que o de outros clubes. A canção que está na mente de todos os rubro-negros, retrata as glórias do clube, a rivalidade do Fla x Flu e a paixão do torcedor pelo Mengão. Até mesmo os torcedores rivais sabem a letra do hino do Mais Querido, talvez de tanto ouvir o time ser campeão nas transmissões.
Mas você sabia que o hino do Flamengo não foi escrito por um torcedor do clube? Na verdade, o Mengão tem dois hinos: um oficial e um considerado “popular”. O canto popular foi escrito em 1945 por um compositor que torcia para o América-RJ. Ele ainda compôs o hino dos 11 times que jogavam o Campeonato Carioca até o fim da década de 40.
Leia mais: Afinal, Flamengo x Orlando City vale como preparação?
Dessa forma, o MRN traz curiosidades sobre o Hino do Flamengo. Suas duas versões, quem compôs, as letras das marchinhas, as datas de criação e mais; confira abaixo.
Quem criou o hino do Flamengo?
Lamartine Babo, compositor e carnavalesco natural do Rio de Janeiro, compôs o hino do Mengão em 1945, sendo o primeiro dos times que disputavam o Campeonato Carioca naquela década. Como mencionado, ele não era flamenguista, mas sim torcedor do América. Com o sucesso da letra para o Mais Querido, ele também escreveu o hino dos 4 principais clubes do Rio de Janeiro, conhecidos até hoje entre os fãs de futebol, e dos 11 times que disputavam o torneio até o começo da década de 1950.
O autor do hino do Flamengo nasceu em 1904, no Rio de Janeiro. Uma de suas cenas mais marcantes foi mostrando seu fanatismo pelo América, clube do seu coração. Em 1960, ano do último título do time, ele saiu fantasiado de Diabo no desfile em carro aberto. Lamartine Babo também compôs o hino do América-RJ. Porém, a canção carrega uma polêmica até os dias de hoje.
De acordo com alguns estudiosos de música, Lamartine Babo teria plagiado o hino do América da música norte-americana “Row, Row, Row”, de 1912.
Aliás, há também a semelhança com o hino do Richmond Tigers, da Austrália. O radialista e sobrinho do autor do hino do Flamengo, Osvaldo Sargentinelli, confirmou o plágio à um colunista na época.
Qual o hino do Flamengo oficial?
O hino oficial do Flamengo se chama “Tua Glória é Lutar” ou “Hymno rubro-negro”. Sua composição data do ano de 1919 .Quem escreveu a letra foi Paulo Magalhães, goleiro reserva do Mengão naquela época. Conforme alguns historiadores apontam, a música tocou pela primeira vez na comemoração dos 25 anos do clube, em 1920, no campo da Rua Paissandu, no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras de São Cristóvão.
Paulo Magalhães é figura importantíssima no Mais Querido. Além de compositor do hino do Flamengo, ele era goleiro da equipe e foi campeão da primeira competição de basquete do país (Carioca de 1919). Além disso, também foi considerado o maior jogador de hockey do Brasil na época. Ele iniciou sua carreira no clube em 1917, quando começou em um time que hoje seria de juniores. Em 19, subiu foi promovido à equipe profissional do rubro-´negro.
Ainda que a composição do hino do Flamengo seja de 1919, a primeira gravação viria apenas 13 anos depois da letra. Em 1932, o sambista Carlos Barbosa gravou pela primeira vez o primeiro hino do Mengão. Ele também havia gravado o principal sucesso do carnaval daquele ano: a música “Teu Cabelo Não Nega”, de Lamartine Babo, autor da “Marcha do Flamengo”, hino popular do clube que só surgiria em 1945.
Letra do hino do Flamengo
Você já viu uma calopsita cantando o hino do Flamengo? Alguns tutores utilizam o vídeo de outros pássaros assoviando o hino para ensinar o pet a fazer o mesmo. O resultado é um show de fofura e amor pelo Mengão! Confira abaixo o vídeo da calopsita cantando e acompanhe com a letra:
Uma vez Flamengo
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Na regata, ele me mata
Me maltrata, me arrebata
Que emoção no coração
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado
No Fla x Flu é o: Ai, Jesus!
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pesou
Flamengo até morrer eu sou
Hino oficial do Flamengo
Ainda que menos conhecido, não podemos deixar de destacar a importância do hino oficial do Flamengo, “Tua Glória é Lutar”. Dessa forma, acompanhe abaixo a letra do “Hymno rubro-negro”, o primeiro da história do Mais Querido e considerado o oficial até hoje:
Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar
Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar
Saudemos todos com muito ardor
O pavilhão do nosso amor
Preto encarnado, idolatrado
De mil campeões, o vencedor
Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar
Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar
Lutemos sempre com valor infindo
Ardentemente, com denodo e fé
Que o seu futuro ainda será mais lindo
Que o seu presente que tão lindo é
Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar
Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar
Quem canta o hino do Flamengo?
Atualmente, não há um intérprete oficial do hino do Flamengo. A versão mais conhecida pelos torcedores é cantada pelo sambista Gilberto Alves, que gravou em 1945 como “Marcha do Flamengo”. Outra versão igualmente popular é a do grupo “Quatro Ases e Um Coringa”, que levou o nome de “Sempre Flamengo” nas gravações; confira abaixo a versão do conjunto:
Pode-se destacar que grandes nomes da música brasileira e torcedores ilustres do Mais Querido já cantaram o hino do Flamengo. Dentre os destaques, vale mencionar Jorge Ben Jor, Sandra de Sá, Xande de Pilares, Claudinho e Buchecha, Hebert Vianna e Gabriel o Pensador. Aliás, a imponência do Mengão é tanta, que até mesmo Tim Maia, saudoso torcedor do América, como Lamartine Babo, já interpretou o hino do Flamengo.
Não deixe de comentar em nossas redes sociais e siga nossa página no Facebook para se manter atualizado das principais notícias do Flamengo!
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.