Hidronefrose renal: entenda o problema nos rins que afastou Gerson do Flamengo
O meia Gerson foi desfalque do Flamengo na goleada por 4×0 sobre o Boavista, nessa terça (20), após se queixar de fortes dores abdominais antes do treinamento do time no domingo (18). O jogador realizou exames em um hospital na zona oeste do Rio de Janeiro e em seguida ficou internado por pouco mais de 48 horas. O diagnóstico foi de hidronefrose renal.
O nome complicado do problema que tirou Gerson do jogo contra o Boavista, mas que também pode afastá-lo de todo o restante do Campeonato Carioca, assustou a torcida do Flamengo. Mas o que exatamente é a hidronefrose renal? Pode se tornar um problema grave? Quando Gerson poderá voltar a jogar?
+ Tite põe condição para escalar De La Cruz, Arrascaeta e Gerson
Hidornefrose renal é a dilatação das vias excretoras dos rins, por onde a urina segue para a bexiga. Essa dilatação ocorre quando há a obstrução parcial ou total do trato urinário. Com isso, a pessoa apresenta dificuldades para eliminar a urina do rim, o que causa dores e redução do volume urinário.
As causas primárias da hidronefrose renal são variadas, pois mudam de acordo com o gênero, mas principalmente a idade do indivíduo. Em crianças, as causas são em geral anomalias congênitas (más-formações). Em adultos jovens como Gerson, cálculos renais são as causas mais comuns. Para pacientes homens mais idosos, alterações na próstata são as causas mais prevalentes. Em mulheres, a hidronefrose acontece em geral na gravidez.
Hidronefrose renal de Gerson pode se tornar grave
Se não tratada, a hidronefrose renal pode se tornar grave, pois pode fazer com que os rins parem de funcionar. De acordo com relatos, Gerson queixava-se de dores na região abdominal desde o início da temporada 2024. No entanto, apenas nesse domingo (18), as dores ficaram intensas e impediram que o jogador do Flamengo treinasse.
Gerson recebeu alta do hospital, no entanto segue fazendo tratamento com medicamentos em casa. O Flamengo não descartou realizar um procediemento cirúrgico para tratar o problema do jogador. Caso isso seja necessário, Gerson pode receber um cateter vesical ou até um stent ureteral para auxiliar na excreção da urina dos rins para a bexiga.
Ainda não há previsão de retorno para Gerson, pois o Flamengo trata o caso com cautela. O meia segue fora das atividades do time profissional e por isso é desfalque certo para o clássico Fla x Flu, neste domingo (25), no Maracanã, pela décima rodada da Taça Guanabara.
O técnico Tite deve repetir a formação tática que utilizou contra o Boavista, pois Nicolás De La Cruz teve boa atuação como segundo homem de meio-campo. Porém, o volante Pulgar deve assumir a vaga de Igor Jesus, mesmo que o jovem tenha agradado nos dois jogos que atuou, contra Bangu e Boavista.