Henry exalta trajetória de Vini Jr até se tornar 'o cara' do Real Madrid
Vinicius Júnior teve trajetória na Europa exaltada por Thierry Henry. Destaque do Real Madrid para final da Champions League contra o Borussia, neste sábado (1º), Garoto do Ninho superou desconfiança, se tornou pilar na luta contra o racismo e ainda faz temporada de melhor do mundo. Astro francês enalteceu esses momentos de Vini, que já decidiu uma Champions, mas chega agora como “dono” do Real.
“Racismo, levar chutes o tempo todo, ser vaiado o tempo todo. Chegando em Madri, todos nós lembramos das imagens, eles não queriam dar a bola a ele. Chega a Madri, entra na Seleção Brasileira e Neymar é o chefe. Ter que lidar com tudo isso. Desde isso até ser o cara do momento. Ele é o cara. Ele é o cara em Madri que está fazendo a diferença. Para mim, essa é a equipe dele”, disse, em entrevista à ESPN.
➕: Eugênio Leal projeta retranca do Vasco contra o Flamengo
Comentarista da CBS Sports, Henry acompanha os jogos do Real Madrid na Champions e observou de perto o que Vini Jr fez nesta temporada, principalmente no mata-mata. Com atuações dignas de Bola de Ouro, ele marcou dois gols contra Manchester City (quartas) e Bayern de Munique (semi), além de gol também nas oitavas contra o RB Leipzig.
Mas o que realmente chama a atenção é o somatório: como Vinicius consegue atingir um nível de futebol tão alto enquanto suporta casos de racismo e pouco caso das autoridades capazes de defendê-lo.
“(…) Equipes fazem táticas para garantir que ele não performe. O lateral-direito fica na defesa, não sobem apenas para marcá-lo. Outro dia, ele jogou como camisa 9 contra o Bayern de Munique. Isso mostra que ele pode jogar de qualquer jeito e em diferentes estilos, como se defender do Manchester City e jogar no contra-ataque”
“Joga em bloco alto, médio, pressionando, segura a bola, faz gols, dá assistências. Contra o Bayern, ele era o único que queria a bola no segundo tempo e tentava criar. O cara que eu vi antes e o que ele se tornou… não é fácil, por tudo o que eu disse. Racismo, ser chutado, vaiado, receber cartão vermelho quando você é maltratado e ainda assim superar isso e performar bem. Como dizemos em francês: chapeau bas (tiro o chapéu)”.
A final da Champions League entre Real Madrid e Borussia Dortmund será em Wembley, às 16h (horário de Brasília). Herói do título contra o Liverpool, em 2021/22, o ex-Flamengo caminha para sua segunda taça com apenas 23 anos.
Final da Champions pode ser decisiva na corrida pela Bola de Ouro
Um bom desempenho na final pode deixar Vini com situação bem encaminhada para vencer o prêmio de melhor do mundo. Favorito de momento na corrida, o atacante revelado pelo Mengão disputa com o companheiro de time Jude Bellingham e nomes como Kylian Mbappé, Phil Foden e Haaland.
Na atual temporada, Vini Jr soma 23 gols e nove assistências em 38 partidas pelo Real Madrid. Seu desempenho em jogos importantes de Champions e LaLiga o colocam como favorito, mas ausência em seleção do Campeonato Espanhol é alerta para manter desempenho até o fim. Ente torcedores, há sensação de favorecimento a europeus.
Outra competição que será importante é a Copa América. A competição acontecerá ao mesmo tempo da Eurocopa, que tem Inglaterra e França entre favoritas, e é importante Vini Jr ir bem com o Brasil para se manter à frente de Bellingham, Foden e Mbappé.