Hegemonia do Flamengo faz Fluminense sumir de pesquisa de maiores torcidas

15/05/2024, 15:43
Torcedor do Flamengo durante jogo com o Fluminense.

O Flamengo tem um de cada quatro torcedores dos clubes de futebol no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta (15) e realizada pela Quaest CNN, o Rubro-Negro tem 25% da torcida nacional. o Corinthians aparece em segundo lugar, com 17%. O Palmeiras é a terceira maior torcida, com 10%. Mais abaixo na lista, um fato chamou atenção de analistas. Onde estaria o Fluminense, atual campeão da Libertadores?

O Fluminense não aparece na lista das 13 maiores torcidas do Brasil, ficando inclusive atrás de torcidas de clubes de centros muito menores do que o Rio de Janeiro, como o Sport Recife e o Bahia. o Vasco, com 5%, e o Botafogo, com 2%, aparecem na lista das 13 maiores torcidas do Brasil. Para os especialistas, o Flamengo é o responsável pelo sumiço do Fluminense, que aparece com 1%.

Pesquisa Quaest CNN: Nação aumenta distância para Corinthians

Ao contrário do Vasco, que tem torcida de perfil nacional, Botafogo e Fluminense são basicamente clubes com torcidas concentradas no Rio de Janeiro, mais especificamente na cidadedo Rio de Janeiro. Sendo assim, o domínio absoluto do Flamengo no estado do Rio, onde tem quase 50% da torcida, reduz bastante o alcance dos rivais.

Flamengo tem três vezes mais torcida do que os rivais somados

Com 25% da torcida nacional, o Flamengo tem o inível índice de três vezes mais torcida do que a soma dos rivais do Rio de Janeiro. Vasco (5%), Botafogo (2%) e Fluminense (1%) somam 8%, ou seja três vezes menos do que o Flamengo sozinho.

As conquistas recentes do Flamengo, que conquistou 12 títulos desde 2019, incluindo duas Libertadores, dois Brasileirões e uma Copa do Brasil, mas também o surgimento de ídolos de massa como Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, contribuiram para o crescimento da torcida do Flamengo.

Além da maior torcida, o Flamengo tem também a maior participação entre torcedores jovens. Pesquisa de 2023 mostrou o Flamengo como líder da preferência entre os mais jovens. Em levantamento do Datafolha, 28% das pessoas entre 16 e 24 anos se dclararam rubro-negros.


Partilha