Há 11 anos, Ronaldinho e Neymar protagonizavam um dos maiores jogos da história
27 de julho. Há 11 anos, um dos melhores jogos da história do Campeonato Brasileiro acontecia. O ano era 2011, e o Flamengo tinha Ronaldinho Gaúcho. E na partida contra o Santos, de Neymar, foi o dia em que dois gênios se encontraram para protagonizar um dos jogos mais marcantes do futebol brasileiro.
Santos 4×5 Flamengo foi um daqueles jogos que as pessoas jamais esquecerão. A Vila Belmiro recebeu um dos maiores duelos de todos os tempos no Brasil. Além do placar elástico, que por si só já chamaria atenção, o confronto épico contou com diversos acontecimentos incríveis.
Leia mais: Sem Walace, Flamengo fará proposta por outro volante
O jogaço teve o Santos marcando três gols nos primeiros 25 minutos, gol vencedor do prêmio Puskas, empate ainda no primeiro tempo, pênalti com cavadinha desperdiçado, goleiro fazendo embaixadinha, gol de falta por baixo da barreira. Isso tudo em apenas 90 minutos. Um jogo mágico.
Primeiro tempo com gol Puskás de Neymar, pênalti perdido e seis gols
O primeiro tempo já começou avassalador. Com 15 minutos, Borges já havia marcado dois gols para o Santos. E aos 25, Neymar marcou o terceiro, em um golaço que venceu o prêmio Puskás no final do ano, como o gol mais bonito da temporada no mundo.
Mas quem achou que o jogo já estava ganho, se enganou. Ronaldinho fez o primeiro aos 28, e três minutos depois, Thiago Neves descontou de cabeça. Aos 42 minutos, Neymar sofreu pênalti, e Elano tentou cavar. O goleiro Felipe defendeu com o peito, e saiu fazendo embaixadinhas, para provocar. E logo depois, Deivid empatou o jogo, incendiando a partida. 3 a 3 no primeiro tempo.
Mais um de Neymar e virada espetacular com show de Ronaldinho
Mas logo aos cinco minutos da segunda etapa veio um banho de água fria na torcida do Flamengo. Isso porque Neymar fez o segundo dele, em mais um belo gol, o quarto do Santos no jogo. Mas aí apareceu a figura do jogador duas vezes melhor do mundo.
Ronaldinho empatou o jogo em um lance antológico, aos 22′ cobrando falta por baixo da barreira, como nos velhos tempos de Barcelona. O jogo seguia lá e cá, com chances para os dois lados, mas quem o craque rubro-negro decidiu mais uma vez. Marcou o gol da virada aos 36 e definiu a virada épica do Mengão. 5×4. Portanto, o melhor jogo do século, segundo especialistas.
A escalação de Flamengo e Santos
Recheado de craques, Flamengo e Santos eram dois dos principais times do país na época. Posteriormente, o Santos seria campeão da Libertadores naquele ano, e o Mais Querido se tornou um dos times mais fortes do Brasil com as contratações em 2011. Confira as escalações:
Santos: Rafael Cabral, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Ibson, Elano e Ganso; Neymar e Borges; Técnico: Muricy Ramalho.
Flamengo: Felipe, Léo Moura, Angelim, Wellinton e Júnior César; Willians, Luiz Antônio, Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid; Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.