Há dez anos pesquisa polêmica igualava torcida do Corinthians à do Flamengo; relembre
Há dez anos pesquisa Ibope divulgou que Flamengo e Corinthians estariam empatados com 13% em número de torcedores pelo Brasil que gerou grande polêmica pelo erro na apresentação dos dados pela imprensa.
Na verdade, de acordo com o instituto, os dados eram sobre os hábitos de consumo de quem acompanha o futebol pela internet e TV. Não sobre o tamanho da torcida.
O erro induziu corintianos a alegarem que já teriam a maior torcida.
A diretoria do Flamengo da época pediu esclarecimentos ao instituto que foi a público explicar sobre os dados.
“A pesquisa é representativa apenas das regiões brasileiras em que foi realizada, não de toda a população. Nesse caso específico, é importante ressaltar que a pesquisa foi feita em 12 regiões metropolitanas do país e, portanto, representa a opinião da população destas regiões, não de todo o país”, afirmou Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media da época.
Segundo o levantamento feito em 2010, o Flamengo aparecia com 17,2% da torcida brasileira, enquanto o Corinthians 13,4%.
De acordo com esta pesquisa de 2010, flamenguistas estariam espalhados por todo o país, enquanto corintianos ainda se concentravam no estado de São Paulo
Além disso, também indicava que o São Paulo aparecia como a terceira maior torcida com 8%, o Palmeiras (6%) e o Cruzeiro (4%).
Atualmente, Flamengo possui a maior torcida do Brasil com 20% segundo o DataFolha. E, assim como apontado em 2011, Rubro-Negros estão espalhados por todo o país. Boa parte deles concentrados nas regiões Norte e Nordeste.