Em 5 de junho de 2017, o Flamengo anunciava um grande reforço para o restante da temporada. Após viver seu auge no Cruzeiro e passagem pelo futebol saudita, Everton Ribeiro chegava a Gávea com grande expectativas. O Mais Querido havia tentado trazer o meio-campista na primeira janela do ano, mas travou dura batalha com o Al-Ahli.
Para trazer Everton Ribeiro de volta ao Brasil, o Flamengo passou por seis meses em negociação. Isso porque, o craque pertencia ao Al-Ahli, onde jogava desde 2015. Por lá, o Miteiro teve passagem vitoriosa com quatro títulos conquistados, incluindo uma liga nacional. Já vivendo fim de contrato, Everton decidiu rescindir seu vínculo com o Al-Ahli para assinar com o Flamengo.
Leia mais: Everton Ribeiro chega a 100 participações de gols no Flamengo
Dessa forma, o clube contratou um grande jogador para dar sequência na temporada de 2017. Ribeiro chegou ao Mengão com status de craque, graças a sua passagem pelo Cruzeiro entre 2013 e 2015. O camisa 7 foi campeão duas vezes do Brasileirão e conquistou uma Copa do Brasil, sendo protagonista.
‘Coé, Everton Ribeiro’: Flamengo usou meme para anunciar reforço
O anúncio foi feito, primeiramente, pelo presidente da época Bandeira de Mello. Durante uma reunião no Conselho Deliberativo, Bandeira informou que a negociação teve sucesso, e rapidamente, o vídeo ganhou grande repercussão nas redes sociais. Pela noite, o Flamengo divulgou o acerto com Everton Ribeiro na internet.
Na época, um meme estava bombando nas redes. O torcedor Leandro Miranda havia viralizado com o bordão “Coé, rapaziada”, e foi chamado pelo clube para gravar um vídeo anunciando o Miteiro. Veja o vídeo:
Para trazer Everton Ribeiro a Gávea, o clube desembolsou 6 milhões de euros na operação. Além do Miteiro, Rhodolfo e Geuvânio foram outras contratações do Fla no meio do ano de 2017. Naquela temporada, o Mais Querido terminou com o vice da Sul-Americana e Copa do Brasil, o sexto lugar no Brasileirão e com o título do Campeonato Carioca.
Jogador vive futuro indefinido com o Flamengo
Ao todo, Ribeiro tem 357 jogos com o Manto Sagrado, com 43 gols e 57 assistências. Entre os jogadores do elenco profissional, o capitão tem o maior tempo de casa. No entanto, seu futuro no Flamengo ainda é uma incógnita.
Isso porque, o ano de 2023 é o último em seu contrato vigente, que vai até dezembro. Outros times já demonstraram interesse no craque, que tem 33 anos. Sendo assim, a diretoria rubro-negra tem curto prazo para renovar com o jogador e evitar que Everton Ribeiro fique liberado para assinar um pré-contrato com outro clube, e sair da Gávea sem custos.