Há 52 anos, Zico estreava no profissional do Flamengo

29/07/2023, 16:50
Nesta sábado, Zico comemorou o aniversário de sua estreia pelo Flamengo, em 1971. A partida foi contra o Vasco na Taça Guanabara

Neste sábado (29/7), completam exatos 52 anos da estreia de Zico no Flamengo. Dessa forma, o ídolo máximo do Mengão comemorou o “aniversário” de sua estreia em seu Twitter: “Há 52 anos estreava no profissional do meu clube de coração, Flamengo. Graças a Deus consegui construir uma linda historia.”, expôs o Galinho. O craque era pé quente e estreou com vitória contra o Vasco, pela Taça Guanabara.

O time do Flamengo passava por uma má fase. Diante disso, Fleitas Solich, em sua segunda passagem pelo Mengão, escalou Zico para enfrentar o Vasco. Com gols de Nei e Fio Maravilha, o Mengão bateu o cruzmaltino por 2-1. Posteriormente, o time terminaria a Taça Guanabara na 4ª posição, atrás de Fluminense, Botafogo e Olaria, respectivamente.

Leia mais: Zico posta carteirinha e conta como pai virou sócio do Flamengo

Além disso, Zico teve boa sequência com Fleitas Solich e, no Campeonato Brasileiro daquele ano, o Galinho disputou 15 das 19 partidas e marcou dois gols. O Rei estufou as redes contra Bahia e Santa Cruz, em ordem. Aliás, Zico marcou os gols nas partidas fora de casa. Contudo, o Flamengo não teve boa performance e terminou o campeonato na 13ª posição, em que apenas 12 se classificavam.

Inicialmente, Zico não teve muita sequência

Apesar disso, Zico não teve continuidade. Em 1972, Zagallo, novo técnico rubro-negro, pediu que o craque retornasse ao juvenil do Flamengo. Porém, participou de duas partidas do Campeonato Carioca e conquistou seu primeiro título com o Mengão. Somente em 1974 que o Rei retornaria ao profissional do Mengão. A boa campanha rubro-negra, terminando a primeira fase em segundo lugar e na sexta posição geral, além das boas atuações de Zico, já davam uma prévia do que o Galinho seria pelo Flamengo.

Aliás, mesmo sem vencer o Brasileirão, conquistado pelo Vasco, o Flamengo de Zico conquistou o Campeonato Carioca em dezembro daquele ano.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.