Há 5 anos, Gabigol e Bruno Henrique davam início à trajetória do hepta
No dia 27 de abril de 2019, há exatos cinco anos, o Flamengo abria campanha de título histórico do Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Cruzeiro. Em um Maracanã lotado, os ainda recém-chegados Gabigol e Bruno Henrique já deram indícios do que estaria por vir na temporada e marcaram os dois gols do triunfo.
O jogo teve rápido momento tensão, assim como o início de ano Flamengo, quando Pedro Rocha recebeu nas costas da defesa e abriu placar aos 40 minutos do primeiro tempo. Mas a resposta rubro-negra veio logo no minuto seguinte e, após cruzamento de Everton Ribeiro, Bruno Henrique subiu mais que todos os defensores e desviou na direção do gol. A bola foi lentamente, o que gerou ainda corrida com Gabigol para empurrar para as redes.
➕: Flamengo é o time com mais jogos às 11h e tem baixo aproveitamento
A virada veio também dos pés do Camisa 27, dessa vez em linda jogada coletiva. Gabigol fez pivô para tabela com William Arão, que infiltrou pela direita na grande área e cruzou rasteiro na medida para Bruno Henrique finalizar.
O hat-trick não aconteceu por pouco, já que Fábio fez grande defesa para evitar gol em finalização cara a cara do atacante. Entretanto, Gabigol estava acompanhando o lance de perto e apenas escorou para o fundo das redes para fechar placar da partida.
O jogo foi o primeiro de 38 rodadas na campanha que ficará marcada eternamente para o futebol brasileiro. Mesmo com início oscilante sob comando de Abel Braga, o Rubro-Negro emplacou sequência impressionante após a chegada de Jorge Jesus e terminou a competição com 90 pontos. Pontuação que marca recorde dos pontos corridos com 20 times (desde 2016) e ainda supera o Santos de 2004, que fez 89 pontos em 46 jogos.
O Mengão terminou a competição com 28 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. Já Gabigol e Bruno Henrique, autores dos primeiros gols do torneio, terminaram como artilheiros com 25 e 23 gols, respectivamente.
Veja os gols de Flamengo 3 x 1 Cruzeiro:
Flamengo busca enea do Brasileirão em 2024
A dupla continuou fazendo história com o Manto Sagrado e venceu o segundo Brasileirão já no ano seguinte. Agora, três edições do último título, têm a possibilidade de vencer o tricampeonato pelo Mais Querido.
O Mengão teve bom início na competição e tem sete pontos após três rodadas, com duas vitórias e um empate. A quarta rodada será neste domingo (28), em clássico contra o Botafogo.
Vale destacar que pode ser o último título dos atletas jogando juntos no Flamengo, já que Gabigol está em seu último ano de contrato. Ainda há indefinição sobre renovação, que se agrava com suspensão por tentativa de fraude no doping. Gabi tenta efeito suspensivo no CAS, o que fará que ele entre em campo no Brasileiro, algo que não aconteceu ainda na temporada.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.