O Flamengo já foi casa para grandes goleiros da história do futebol. E um deles, é o argentino Ubaldo Matildo Fillol, mais conhecido como El Pato Fillol. O Rubro-Negro anunciou o arqueiro no dia 14 de novembro de 1983, há exatos 40 anos.
Fillol já chegava ao Flamengo com um currículo invejável. Pelo River Plate, o goleiro conquistou quatro taças nacionais. Além disso, foi campeão do mundo e protagonista com a Argentina em 1978. Mas não era apenas a galeria de troféus que chamava atenção. Pato Fillol ficou conhecido na América do Sul e no mundo por ser revolucionário em sua posição.
Leia mais: Confira 6 lendas do futebol que jogaram pelo Flamengo
Considerado por muitos admiradores o melhor goleiro do mundo, o argentino popularizou o jogo com os pés. Fillol tinha uma notável habilidade e participava do jogo ativamente, contribuindo para a construção do jogo desde traz. Essa característica não era nem um pouco comum na época. Hoje, por outro lado, um goleiro só considerado completo quando sabe usar bem os pés.
No Flamengo, Pato tinha uma difícil missão. Ao ser anunciado em 1983, o argentino ocuparia a posição de Raul Plassmann, ídolo rubro-negro e multicampeão com o Manto que se aposentou naquele ano. Fillol, porém, não sentiu a pressão.
O histórico goleiro serviu ao Flamengo em 71 jogos, com 40 vitórias, 20 empates e só 11 derrotas. Apesar de não ter conquistado títulos pelo Mengão, Fillol deixou seu legado na Gávea. O Flamengo foi um dos últimos clubes da carreira do goleiro. Depois, El Pato esteve no Atlético de Madrid (1985-1986), Racing (1987-1989), e por fim, o Vélez Sarsfield (1989-1990).
Rossi é o primeiro goleiro argentino do Flamengo desde Fillol
Desde a saída do goleiro, em 1985, o Rubro-Negro jamais havia acertado com outro arqueiro da Argentina. Rossi, após quase 40 anos, foi o primeiro. Logo na sua apresentação, o jogador citou a passagem de Fillol e projetou sua carreira na Gávea.
“É concretizar um sonho de chegar à maior equipe do Brasil, uma das grandes do mundo. Depois de 40 anos, ter um goleiro estrangeiro no clube. Depois de Fillol, que é um dos goleiros mais importantes da história da argentina. Agora, espero fazer a minha própria história”, disse Rossi.
Já o El Pato, deu dicas para Agustín Rossi se dar bem no Flamengo e fazer história com o Manto. “Se falasse com Rossi, diria a ele que não cometa o erro que cometi. Saí cedo do Flamengo. O Brasil é um país para se morar”.
Em seguida, Fillol completou. “E obviamente digo a ele que se prepare muito. Se vai jogar no Flamengo, que se prepare porque é um clube muito exigente e tem disputado a nível mundial. Rossi vai encontrar a melhor torcida do mundo, sem nenhum tipo de dúvidas”.