Há 38 anos, Zico escolhia um vascaíno como seu sucessor no futebol
Flamengo e Vasco se enfrentam hoje (16) pela primeira partida das semifinais do Campeonato Carioca 2022. O jogo está marcado para as 20h, no Maracanã. mais de 30 mil ingressos já foram vendidos. O rubro-negro segue na caminhada pelo inédito tetracampeonato estadual. Os cruzmaltinos buscam voltar a vencer o título depois do bicampeonato de 2015 e 2016.
Leia Mais: Clássico das milhões de polêmicas: jogos entre Flamengo e Vasco que terminaram em confusão
Rivais eternos em campos, Flamengo e Vasco já dividiram muitas histórias. Algumas curiosas, como essa reportagem da revista Placar de 1984. Nela, o ídolo máximo rubro-negro era solicitado a apontar o seu sucessor no futebol. E por incrível que pareça, Zico escolheu um vascaíno. Veja:
Publicada na edição 721 de Placar, em 16 de março de 1984, a reportagem tinha o título “Zico escolhe o seu sucessor”. O Sub-titulo dizia: “Depois de reinar por 11 anos como o maior ídolo do Maracanã, o Galinho aponta o craque que poderá sucede-lo nos corações dos cariocas…”
E para a surpresa de todos, o tal craque era ninguém menos do que Geovani, o talentoso camisa 8 do Vasco que acabava de chegar aos profissionais junto com uma geração que incluia outros nomes de peso, incluindo um tal de Romário.
Na reportagem, Zico não poupou elogios ao meia rival: “Ele tem um talento enorme, sabe muito de bola, como nós. Será o maior do Brasil, se seguir os conselhos do meu irmão Edu.”Outra curiosidade é que o irmão mais velho do Galinho, Edu, treinava o Vasco naquele ano.
Geovani teve carreira vitoriosa
A profecia de Zico não estava de toda errada. Geovani teve uma carreira vitoriosa no Vasco, com aparições nas selecões brasileiras de base e principal. Conquistou a medalha de prata olímpica em Seoul (1988). Ficou no time da colina até 1989, quando se transferiu para a Itália, para jogar no Bologna. Voltou ao Vasco em 1991, ficando até 1993. Depois perambulou por diversos clubes do Brasil e do mundo até se aposentar em 2002.
No Vasco, Geovani foi pentacampeão estadual (1982, 1987, 1988, 1992, 1993) e pela seleção, campeão da Copa América 1989.