Há 31 anos, Flamengo se tornava o primeiro pentacampeão brasileiro

19/07/2023, 15:55

Há 31 anos, o Flamengo conquistava um feito histórico no futebol brasileiro. Isso porque, o Mengão bateu o Botafogo na final do Brasileirão, e, portanto, se tornava o primeiro clube a levantar a taça cinco vezes. Na ocasião, o técnico Carlinhos Violino comandou o Rubro-Negro ao pentacampeonato.

Naquela época, o Brasileiro ainda acontecia em duas fases: primeiramente, os 20 times se enfrentavam em 19 rodadas, e os cinco melhores se classificavam para a próxima fase. Nesse sentido, o Flamengo terminou em quarto lugar, com oito vitórias, seis empates e cinco derrotas, e se encaminhou para o mata-mata do Brasileirão de 1992.

Leia mais: Quantos gols Gabigol e Pedro marcam até o fim do Brasileirão? Veja as odds e aposte!

Nessa disputa, oito clubes divididos em dois grupos de quatro se enfrentavam duas vezes, sendo uma partida fora e outra em casa, e apenas o líder se classificava para a final. Na ocasião, o Mais Querido ficou no grupo 1, venceu três dos seis jogos e se encaminhou para a grande decisão contra o Botafogo.

Sendo assim, na final, o Mais Querido realizou o primeiro jogo no Maracanã para mais de 100 mil pessoas no estádio. Dessa forma, com a atmosfera da Nação, o Fla bateu o Botafogo com uma goleada de 3 a 0: Júnior, Nélio e Gaúcho marcaram os gols. Portanto, com a boa vantagem para o Nilton Santos, o time de Violino foi para o duelo decisivo com mais tranquilidade.

No Engenhão, um empate em 2 a 2 aconteceu, mas não foi o suficiente para acabar com a festa rubro-negra. Júnior, mais uma vez, e Júlio César marcaram os gols que consolidaram o título brasileiro ao Flamengo. Essa, portanto, foi a quinta conquista do Rubro-Negro: antes havia vencido em 1980, 1982, 1983 e 1987.

Flamengo precisa voltar a superar Botafogo após 31 anos do penta

Desse modo, o Flamengo terá novamente o Botafogo a ser batido no Brasileirão 2023. Entretanto, diferente de 1992, onde o clássico aconteceu em um mata-mata, o Mais Querido tenta diminuir a distância para o alvinegro nos pontos corridos. Em resumo, o Fla está há 12 pontos do Botafogo na tabela, e, nesse sentido, precisa se recuperar nas próximas 23 rodadas para superar o rival.