Há 14 anos, torcida do Flamengo fazia mosaico à altura do Maior do Mundo

22/11/2023, 23:35
Torcida do Flamengo levanta peças que formaram mosaico em partida contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro 2023

A arrancada rubro-negra rumo ao hexa em 2009 tem um caminho de muitas belezas. O Flamengo conquistou vitórias na raça e anotou golaços, mas uma coisa em específico pulsa até hoje no imaginário vermelho e preto: o maior mosaico do mundo feito pela e para o Maior do Mundo. Nesta quarta-feira, 22 de novembro de 2023, completa-se 14 anos de uma festa inigualável.

Aconteceu na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. O Mais Querido vivia momento de arrancada e o título parecia cada vez mais palpável. Contra o Goiás, a torcida do Flamengo deu uma daquelas demonstrações de amor e força que só ela é capaz: criou um mosaico com mais de 90 mil peças. Uma quantidade suficiente para dar a volta no saudoso “velho” Maracanã.

Leia também: Prime Zico: 36 anos do gol que o Galinho colocou em seu Top 3

A partida em si deixou a desejar. Um 0 a 0 sem sal, mas importante, já que o São Paulo, então líder, havia perdido. Com isso o Mengão encostava e reduzia para um ponto a diferença para a primeira colocação. Na rodada seguinte, a penúltima da temporada, vitória contra o Corinthians nos colocava no topo, de onde não saímos até a histórica conquista.

Mas voltemos a falar do show nas arquibancadas… Os mais de 80 mil torcedores que estiveram no Maracanã cantaram e empurraram o Flamengo. Teve até pouso no gramado de um torcedor que carregou a bandeira rubro-negra pelos ares cariocas e levou a galera ao delírio.

Pouco depois, a Nação ergue seus braços para cima. Cada um segurando sua peça de um quebra-cabeça montado para impressionar. Os dizeres? “A MAIOR TORCIDA DO MUNDO FAZ A DIFERENÇA”. E como faz…

Empurrado por ela, o Flamengo não só conquistou o hexa em 2009, mas a grande massa rubro-negra é que faz do clube o que ele é. Aquele dia 22 de novembro deu só mais uma amostra, mas daquela que fica marcada no cérebro, coração e alma.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...