Há 110 anos, uma estreia incontestável definia o futuro de Glórias do Flamengo

03/05/2022, 09:21
flamengo primeiro time

Nesta terça-feira (03) completa-se 110 anos da data em que o Flamengo entrou em campo pela primeira vez para uma partida do futebol. O resultado – 15 a 2, jogando no campo adversário – foi um presságio de todas as glórias que chegariam com o decorrer do tempo.

A partida foi disputada no estádio da Rua Campos Sales, na Tijuca e o adversário era o Mangueira, time fundado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira.

Leia também: 10 livros obrigatórios para todo torcedor do Flamengo

Os jornais da época exaltavam o início da temporada (esta era a primeira rodada) e a expectativa pelo jogo do Flamengo, estreante na modalidade. No entanto, o clima não ajudou muito. Chovia naquela sexta-feira, mas a torcida se mostrou presente em bom número, relatou o “Jornal O Paiz”. Além do time, surgia ali também o que se tornaria a maior torcida do mundo.

Mangueira x Flamengo

Com dois minutos em campo – os dois primeiros de toda a sua existência – o Flamengo marcou dois gols. Sem dúvida um início predestinado ao sucesso. O primeiro tempo terminou 5 a 1 para o Flamengo, mas cabia mais, muito mais.

Após cinco minutos de intervalo (era o tempo que davam na época entre o primeiro e o segundo tempo), os times voltaram a campo e o Flamengo iniciou um bombardeio ao gol do Mangueira, que estava situado numa das partes mais enlameadas do gramado.

Já aos 18 minutos, Arnaldo marcava 10 a 1 para o time rubro-negro. Houve um relaxamento do Flamengo e o Mangueira conseguiu diminuir, com um gol de falta. Foi o bastante para acender novamente a chama da equipe estreante.

Foram mais cinco gols assinalados e dois pênaltis perdidos, o que poderia decretar um placar ainda mais elástico. Apito final 15 a 2 e o Flamengo começava a escrever uma das histórias mais bonitas do futebol mundial.

Gustavo foi o artilheiro do jogo, com cinco tentos. Ele marcou o primeiro gol da história do Flamengo. Arnaldo (4), Amarante (4) e, por fim, Borgeth e Galo completaram o marcador.


Partilha