Na manhã desta terça-feira (13), o lateral-esquerdo Ayrton Lucas se apresentou à Seleção Brasileira, em Barcelona, na Espanha. Aos 25 anos, o “Beijinho” se junta ao grupo que irá disputar os amistosos contra Guiné e Senegal. E enquanto isso, repercute na rede uma entrevista do jogador do Flamengo em Carnaúba, em 2012, quando ainda era uma jovem promessa do ABC.
Um dos melhores jogadores do Flamengo na temporada, Ayrton Lucas é de Carnaúba dos Dantas, e foi lá que deu seus primeiros passos no futebol. Em entrevista ao “Jornal JCN” há 11 anos, o camisa 6 do Mengão contava um pouco da sua história:
Leia mais: Sampaoli dá forte discurso para elenco do Flamengo no Maracanã
“Sou Ayrton Lucas. Comecei nas escolinhas de Carnaúba dos Dantas, no moleque bom de bola e longe das drogas. Mas aí participei de um peneirão lá em Caícó, e os ‘cabras’ do ABC me chamaram pra treinar lá. Meu dia a dia é passar o dia todo de manhã, descansar, a tarde treinar e de noite ir para a escola”, disse o lateral.
Na véspera da apresentação à Seleção, o vídeo voltou a viralizar nas redes sociais. Na entrevista, o jovem Ayrton Lucas, recém chegado ao ABC, dava seus conselhos para as crianças de sua cidade: “E ai galera. Estou muito feliz, e que os meninos daqui possam não desistir, que um dia pode estar lá comigo jogando junto lá no ABC. Me sinto orgulhoso de ser carnaubense”, afirmou. Confira abaixo o vídeo:
A carreira de Ayrton Lucas, destaque do Flamengo
Depois do “peneirão” e o convite para o ABC, Ayrton Lucas seguiu para as categorias de base do clube potiguar, onde ficou até 2014, quando saiu para integrar as categorias inferiores do Fluminense. Destaque mesmo apesar da pouca idade, o lateral já passou a treinar com o elenco profissional, mas a primeira chance no time de cima veio somente em outubro de 2016, contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Assim, sem espaço no Fluminense, Ayrton ainda passou pelo Madureira e pelo Londrina, ambos por empréstimo, antes de voltar ao tricolor carioca e explodir para o futebol. Seleção do Carioca e da Sul-Americana, o lateral recebeu o interesse de diversos clubes europeus, e foi vendido para o Spartak, da Rússia, por 7 milhões de euros, onde ficou até 2022.
Sendo assim, após boas três temporadas no futebol russo, Ayrton veio ao Flamengo por empréstimo no início de 2022, onde dividiu a lateral com Filipe Luís. Mas seu momento de maior destaque no ano foi na final da Libertadores, quando entrou e protagonizou o lance da expulsão do zagueiro Pedro Henrique, do Athletico. Ao final da temporada, o Mais Querido acertou a sua transferência em definitivo por 7 milhões de euros.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.