Gustavo Henrique não deve retornar ao Flamengo; entenda o motivo
O zagueiro Gustavo Henrique está emprestado pelo Flamengo ao Fenerbahçe até 30 de junho de 2023. O acordo assinado em junho de 2022 prevê uma obrigação de compra por 1,4 milhão de Euros em caso de metas cumpridas. Mesmo não sendo titular nos últimos jogos, o jogador deve cumprir as metas.
Quando foi para a Turquia, Gustavo Henrique viu o contrato que seria de compra em definitivo se transformar em empréstimo de uma temporada, mas com obrigação de compra. O Fenerbahçe só se livraria de comprar o jogador brasileiro sob duas circunstâncias.
Leia Mais: Pedro pode sair do Flamengo? Saiba o que precisa acontecer
Caso ele apresentasse problema no joelho, pois foi identificado lesão passada nos exames pré-assinatura de contrato, a obrigação de compra seria esquecida. A outra condição trata do número de jogos que Gustavo Henrique fosse relacionado pelo Fenerbahçe na temporada 2022/2023.
Mesmo sem revelar o percentual exato, é bastante improvável que o atleta não esteja cumprindo a meta. Na temporada 2022/2023 do Fenerbahçe, Gustavo Henrique apareceu na relação em 22 dos 24 jogos que o clube fez até o momento. No total, serão 35 jogos até o final da temporada, mas ela parou após o terremoto que devastou partes do país.
Gustavo Henrique é do Flamengo até o final de 2023
Caso mantenha a média de jogos em que aparece na relação do técnico Jorge Jesus até o final da temporada, Gustavo henrique estará presente em 32 partidas, ou 91% dos jogos. No total, Gustavo Henrique atuou em 1668 minutos. Dos 19 jogos em que foi titular, completou 15 partidas.
Sendo assim, é bastante provável que o Fenerbahçe tenha que fazer o pagamento dos 1,4 milhão de Euros pela compra em definitivo do zagueiro, Mesmo que em seguida decida negocia-lo com outro time. O Grêmio e o São Paulo já manifestaram interesse em contar com o jogador. De qualquer forma, é improvável que Gustavo Henrique retorne ao Flamengo para cumprir o restante do contrato, que vai até dezembro de 2023.