Nesta quarta-feira (2), a Seleção Brasileira de Basquete divulgou as suas primeiras mudanças no elenco que irá disputar a Copa do Mundo, no final de agosto. Técnico do Flamengo e do Brasil, Gustavinho de Conti cortou o ala-armador Reynan e o pivô Márcio, que deixam o grupo e voltam para Franca.
O elenco está em período de treinos, e o grupo agora segue com 14 atletas. Portanto, a Seleção Brasileira segue no país até o dia 7, quando embarca para a Austrália, para uma sequência de amistosos contra a seleção australiana, Sudão do Sul e Venezuela, entre os dias 14 e 17.
Leia mais: Vini Jr faz golaço, mas arbitragem ignora pênalti e Real perde; assista
Posteriormente, antes da Copa do Mundo, a equipe comandada por Gustavinho de Conti ainda disputa a Solidarity Cup, torneio preparatório na China, onde irá enfrentar a Itália e a Sérvia. Sendo assim, após os cinco últimos compromissos antes do Mundial, a comissão técnica irá realizar mais dois cortes e serão definidos os 12 jogadores que irão representar o Brasil na Copa.
Assim, após os cortes de Márcio e Reynan, os seguintes jogadores seguem na Seleção Brasileira: os armadores Marcelinho Huertas, Yago Mateus e Raulzinho, os alas-armadores Georginho e Benite, os alas Gui Santos, Léo Meindl e Didi Louzada, os alas-pivôs Gabriel Jaú, Lucas Dias, Caboclo e Tim Soares, e os pivôs Felipe dos Anjos e Felício.
Jogos do Brasil na Copa do Mundo de basquete
Portanto, com dois representantes do Flamengo, Didi Louzada e Gabriel Jaú, além do técnico Gustavinho, o Brasil segue forte na preparação para a Copa do Mundo, que será disputada nas Filipinas, Japão e Indonésia. No Grupo G, que ainda conta com Espanha, Costa do Marfim e Irã, a Seleção busca uma vaga em Paris 2024.
Os dois melhores de cada time avançam para a segunda fase, carregando a pontuação na fase de grupos, e o grupo do Brasil cruza com o grupo H, que tem França e Canadá como grandes potências, além da Letônia e Líbano. Assim, ao final da segunda fase dois times vão para às quartas.
Leia mais: Flamengo tem janela mais cara de Landim, mas não resolve carências
Mas vale lembrar que para garantir uma vaga nas Olimpíadas, o Brasil precisa pelo menos da segunda melhor campanha entre os times das Américas. Ou seja, a Seleção compete indiretamente com Canadá, Estados Unidos, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
Portanto, veja os jogos do Brasil na Copa do Mundo:
- 26/8 – Brasil x Irã
- 28/8 – Brasil x Espanha
- 30/8 – Brasil x Costa do Marfim
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.