Ex-Flamengo, Paolo Guerrero foi essencial para a vitória da LDU na Copa Sul-Americana na noite da última quarta-feira (27). O placar de 3 a 0 sobre o Defensa Y Justicia, da Argentina, dá tranquilidade aos equatorianos, que colocam o pé na grande final do torneio, que acontece contra Corinthians ou Fortaleza. Guerrero marcou dois gols contra os argentinos.
Mas foi Guerrero quem criou a vantagem. Isso porque o terceiro gol saiu nos acréscimos, com o jogo já tranquilidade para a LDU. Essa tranquilidade se deu por conta dos gols do peruano, que ajudou o time a se aproximar de mais uma decisão. Vale lembrar que a LDU é campeã da Libertadores e da própria Sul-Americana. Ambos os títulos vieram sobre o Fluminense, em 2008 e 2009, respectivamente. Confira os gols de Guerrero e os principais lances da vitória do time equatoriano:
O jogo foi no Equador e a volta será fora de casa, na próxima quarta-feira (4), às 19h (Horário de Brasília), mas a vantagem construída na última quarta-feira (27) é muito boa e dificilmente os argentinos conseguiriam virar. A última vez que o Defensa Y Justicia venceu por três gols de diferença foi em julho, contra o modesto Sarmiento, na Argentina, e ainda assim, o placar ainda levaria para os pênaltis.
Paolo Guerrero não marcava há dez jogos. Por isso, foi um momento marcante para o jogador, já que trata-se de uma partida importante. Ajudar seu time a chegar em uma final continental certamente compensa o período que o jogador passou em branco. Mas essa foi só a mais recentes das adversidades do artilheiro. Para chegar nesse ponto importante da carreira, Guerrero teve que enfrentar muitas dificuldades.
Guerrero superou afastamento por doping
Ainda nos tempos de Flamengo, o atacante teve problemas no doping e precisou passar período afastado dos campos por conta da presença de substância contida em chá de coca que também aparece na cocaína. O jogador acabou afastado dos treinos do Mengão, antes de ser completamente desligar e tentar reerguer sua carreira no Internacional.
O imbróglio se arrastou por anos e Guerrero teve problemas para jogar a Copa do Mundo 2018, e só conseguiu aval no último jogo do Peru, marcando gol no torneio, mas sendo eliminado. Para o jogador, disputar aquela Copa era um grande sonho. Aos 39 anos e perto do fim da carreira, Guerrero deixa tudo isso para trás e caminha para se consolidar como ídolo na LDU, caso conquiste a Sul-Americana e volte a ser importante nas finais.