Guerrero fala pela primeira vez após afastamento

06/11/2017, 12:46

Paolo Guerrero falou pela primeira vez desde que foi apontado um resultado analítico no seu exame antidoping. O peruano vinha se mantendo em silêncio e afastado, mas, após ter viajado para Lima, na manhã deste último domingo (5), para se reunir com a Federação Peruana de Futebol, o atacante falou com a rede de televisão "Latina", do Peru.

"Estou tranquilo. Vamos fazer força para ganhar. Estou unido com com todo o grupo e meus companheiros. Eles têm todo o meu apoio. Vamos, Peru."

A reunião com a Federação, teve a presença do advogado do atacante, Pedro Fibra (que é membro do escritório de Marcos Motta e Bichara Neto), e o bioquímico Luiz Carlos Cameron. O encontro durou cerca de cinco horas.

A defesa teve acesso aos documentos do período em que o atacante esteve com a seleção peruana, tempo onde foi detectado o "resultado analítico". O bioquímico levado pelo Guerrero também analisou a parte técnica e química das análises laboratoriais.

Solicitada a abertura da contraprova, um membro da Federação Peruana será o representante do atacante. O laboratório que analisa as amostras de urina em competições organizadas pela Conmebol fica em Colônia, na Alemanha. A expectativa é que a contraprova ocorra nesta semana, sem data definida.

Nos testes antidoping, o jogador urina em dois potes. Um é analisado e ao constatar "resultado analítico adverso", se for solicitada contraprova, a urina do segundo pote é analisada, essa análise que será acompanhada pela Federação Peruana.

O resultado da contraprova pode ocorrer em cinco ou dez dias após a análise, em paralelo, Guerrero pode apresentar seus argumentos ao Comitê de Disciplina da Fifa, e até mesmo ir à Suíça.

A substância Benzoilecgonina foi encontrada na urina do atacante em exame realizado durante as Eliminatórias da Copa, quando representou seu país, o Peru. Enquanto não é julgado, Guerrero cumpre suspensão temporária de 30 dias e não pode treinar junto com o elenco do Flamengo. Há expectativa para um final feliz do caso.

O peruano fica fora dos jogos da repescagem, onde o Peru enfrenta a Nova Zelândia, em busca da vaga no Mundial. Os jogos ocorrerão no dia 10 de novembro - na Nova Zelândia, e 15 de novembro - no Peru.

 


Partilha