Guayaquil vive o final de semana mais violento de 2022 às vésperas da final da Libertadores
Enquanto os torcedores de Flamengo e Athletico-PR chegam a Guayaquil para a final da Libertadores, a cidade vive uma explosão na violência. O final de semana de 21 a 23 de outubro foi o mais violento do ano na região, com nada menos do 22 assassinatos.
O assunto domina os noticiários de TV, pois há preocupação com a imagem que a cidade e o país vão passar nesse momento em que as atenções do mundo estão voltadas para a final da libertadores. O governador da província de Guayas, da qual Guayaquil faz parte, afirmou que não há motivo para alarme.
Leia Mais: Estádio da final da Libertadores terá reforço da segurança com 500 policiais para evitar assaltos
Lorenzo Calvas garantiu que os turistas não serão afetados, pois os crimes são direcionados a membros das gangues de traficantes de drogas que disputam territíorios na região: “Mais de 80% dos assassinatos foram por disputa de território, mas nós estamos trabalhando para passar uma imagem positiva do Equador ao mundo.”
Violência em Guayaquil tem números alarmantes
Mesmo com o reforço na segurança para os dias que antecedem a final da Libertadores, os números da criminalidade em Guayaquil e região são impressionantes. Desde janeiro deste ano, 1201 pessoas morreram de forma violenta.
Essa quantidade representou um aumento de 126% frente aos números já elevados de 2021, quando 530 morreram nos primeiros dez meses do ano. Os didtritos de Nueva Prosperina (252), Sur (173) e Estero (128) são os mais violentos.
Nos dois últimos dias, vídeos viralizaram na internet com ataques de assaltantes a equipes de reportagem que trabalhavam próximo ao estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Nesta terça-feira (25), a Polícia Nacional fez uma simulação do esquema de segurança ao redor do estádio.
Fique ligado em todas a notícias da grande final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e Athletico-PR. O jogo acontece em 29 de outubro, às 17h (horário de Brasília), no estádio Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, Equador. O Mundo Rubro Negro vai trazer todas as informações antes, durante, mas também depois do jogo. O SBT, mas também a ESPN transmitem a partida para todo o Brasil.