Guayaquil não é logo ali: chegar à cidade sede da final da Libertadores exige esforço e paciência

23/10/2022, 13:41
Torcedor do Flamengo a caminho de Guayaquil. Foto: Ivan Trindade / MRN

DIRETO DE GUAYAQUIL – Flamengo e Athletico-PR se enfrentam no sábado (29), em Guayaquil, Equador, na final da Copa Libertadores da América. Os clubes vão contar com toda a infraestrutura de voos fretados, batedores policiais e hotéis com andares inteiros reservados, mas os torcedores vão ter uma experiência muito diferente.

A não ser que a pessoa conte com uma folga de quase R$ 20 mil reais para pagar um pacote fechado de ida e volta, com hotel e ingresso, o que sobra são engenharias complexas para se cumprir o trajeto desde o Brasil até a cidade portuária equatoriana, onde Flamengo e Athletico-PR jogam pela Glória Eterna.

Leia Mais: Guia da final da Libertadores: tudo que você precisa para torcer pelo Flamengo em Guayaquil

Este repórter, que neste momento escreve do seu quarto alugado em Guayaquil, foi um dos que enfrentaram uma verdadeira maratona para chegar a Guayaquil. Tudo para reduzir custos, já que voos semi-diretos em datas próximas ao jogo chegavam a sair por R$ 7 mil o trecho.

A saída do Brasil se deu por Porto Alegre, rumo à Montevidéu, em 20 de outubro. Foram 12 horas de viagem em ônibus semi-leito, que saiu da capital gaúcha às 20h. Na capital uruguaia, foi necessário pernoitar, pois o voo para Guayaquil, via Santiago, só sairia no dia 22, pela manhã.

No Chile, depois de um belíssimo voo matinal sobre a cordilheira dos Andes, havia uma escala de 11 horas entre a aterrisagem e a decolagem para o Equador, com previsão de chegada às 2h30 da manhã de 23 de outubro, mais de 54 horas após o ônibus da TTL sair da rodoviária de Porto Alegre.

Torcedores vão fazer trajetos complexos para chegar a Guayaquil

No dia da saída de Porto Alegre, ainda sob os efeitos do tetracampeonato da Copa do Brasil, foi possível ver dezenas de pessoas com a camisa do Flamengo. Depois disso, somente na hora do embarque para Guayaquil, os mantos rubro-negros reapareceram.

Muitos torcedores estão chegando cedo à cidade equatoriana para aproveitar voos mais baratos, mas também para esticar a viagem para destinos turísticos no Equador. A cidade andina de Cuenca, as praias de Salinas, mas principalmente as ilhas Galápagos, fazem os torcedores esticarem a viagem.

O Flamengo só chega a Guayaquil na tarde de 26 de outubro, após enfrentar o Santos, no Maracanã, na terça-feira (25). Para os torcedores que compararam ingressos online, os vouchers já podem ser retirados no Rio, Curitiba e Guayaquil. Segundo relatos, cerca de 11 mil entradas foram vendidas.

No aeroporto de Guayaquil, o capixaba Anderson Ruela veio praticamente direto do Maracanã para Guayaquil. Ele nos contou a sua odisséia: “Sai de casa na segunda-feira (17), fui para o Rio assistir a final da Copa do Brasil. Ai, na quinta-feira (20), voei para São Paulo, e de lá para Bogotá, na Colômbia, onde fiquei um dia, e agora estamos aqui. Só volto para o Brasil dia 31.”

Confiante, Anderson deu o palpite para a final: “Ah, vai ser 2 a 0 Flamengo! Para a gente fazer a festa.”

Fique ligado em todas a notícias da grande final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e Athletico-PR. O jogo acontece em 29 de outubro, às 17h (horário de Brasília), no estádio Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, Equador. O Mundo Rubro Negro vai trazer todas as informações antes, durante, mas também depois do jogo. O SBT e a ESPN transmitem a partida para todo o Brasil.


Partilha