Pep Guardiola negou que tenha comparado o Fluminense com a Seleção Brasileira de 1982. Após o Manchester City golear o tricolor por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes, o técnico espanhol afirmou que apontou similaridade no conceito, mas disse que não é possível comparar os jogadores da equipe com os craques do Brasil e citou Zico, maior ídolo do Flamengo, como exemplo.
“Você (jornalista) disse que eu comparei o Fluminense como Brasil de 82 e eu não disse isso. Falei que o conceito, a forma que jogam é parecida. Não é comparar com Zico, Falcão, Toninho Cerezo….Zico. Eu não falei isso, mas sim o conceito de tocar a bola”, disse Guardiola, em resposta ao jornalista Fred Caldeira.
Leia mais: Felipe Melo recorre ao Flamengo para explicar abalo no Mundial
Guardiola elogiou o conceito de jogo, mas deu a entender que os jogadores não têm a mesma capacidade de reproduzi-lo. Afinal, o Manchester City dominou o Fluminense durante a decisão do Mundial para vencer a partida por 4 a 0.
Apesar de não conquistar o título da Copa do Mundo, a Seleção de 1982 encantou o mundo do futebol e é sempre citada como exemplo da essência do futebol brasileiro. Camisa 10 e referência da equipe, Zico estava entre os melhores jogadores do mundo na década de 80 e liderou o time em grandes atuações.
Seleção Brasileira de 1982 é inspiração de Guardiola como treinador
Essa não foi a primeira vez que Guardiola exaltou Zico e o Brasil de 1982. O treinador afirma que se inspirou em times brasileiros para montar sua metodologia de jogo e tem na seleção de Zico time que mais o encantou.
Aquela seleção foi a mais maravilhosa que já existiu. No que diz respeito aos seus jogadores maravilhosos: Éder, Zico, Junior, Eu os conheço. Foi uma seleção extraordinária. Se depois de tantos anos, as pessoas ainda se lembram daquele time, é porque era muito bom. Não sei se se lembram de seleções campeãs como aquela. Afinal, um livro é bom, um filme é bom, quando passam 20, 30, 40 anos e ainda falam dele. Se ainda se fala daquela equipe é porque ela gera emoção… Isso é a melhor Champions do mundo. O resto são números e estatísticas
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.