Grupo de oposição anuncia aliança com MGM nas eleições do Flamengo
O grupo de oposição Frente Flamengo Maior, que disputou a última eleição do Flamengo e chegou em terceiro lugar com Walter Monteiro, anunciou na noite desta terça (16) uma aliança com Maurício Gomes de Mattos (MGM) para a disputa deste ano.
“A Frente Flamengo Maior, em defesa da dimensão nacional e popular do Flamengo, conceitos abandonados na atual gestão e que consideramos sob risco em caso de vitória de projetos elitizantes e excludentes, comunica sua união com Maurício Gomes de Mattos”, diz o comunicado do grupo.
➕ Bandeira de Mello abre as portas a apoio a MGM na eleição do Flamengo
Embora tenha participado das duas gestões de Rodolfo Landim como vice-presidente de Consulados e Embaixadas, MGM vem tentando se viabilizar como alternativa de oposição à polarização entre Rodrigo Dunshee de Abranches e Luiz Eduardo Baptista (Bap), ambos também oriundos da gestão Landim.
A adesão da Frente Flamengo Maior é o primeiro grande passo de MGM para consolidar essa estratégia. O candidato também conseguiu nesta terça a adesão de parte do grupo Flamengo Sem Fronteiras, quarto colocado na última eleição com Ricardo Hinrichsen, que anunciou “um empate técnico entre os apoios aos pré-candidatos Maurício Gomes de Mattos e Luiz Eduardo Baptista, o que ensejou uma deliberação do grupo em liberar o voto dos integrantes aos respectivos pré-candidatos”.
MGM também já conta com o apoio de parte da equipe de campanha do segundo colocado nas últimas eleições, Marco Aurélio Assef.
Além disso, ele também recebeu nos últimos dias o apoio de dois vice-presidentes de Landim que deixaram seus cargos para participar da campanha, Adalberto Ribeiro (Relações Externas) e Arthur Rocha (Patrimônio). Antes disso, já tinha recebido declaração de voto do ex-presidente Marcio Braga.
Com estes apoios, MGM busca se mostrar ao eleitorado do Flamengo como opção viável e atrair os votos daqueles que pretendem votar em Bap ou Dunshee não por convicção, mas por rejeição ao adversário.
Veja os compromissos que MGM assumiu com a Frente Flamengo Maior
A Frente Flamengo Maior anunciou que MGM se comprometeu com a plataforma do grupo, expressa em seis itens:
- Reconhecer o FLAMENGO como a maior instituição esportiva do país e não apenas da “zona sul fluminense”, o que significa dizer que a próxima gestão estará empenhada em expandir o rubro-negrismo por todo o Brasil e pelo mundo, valorizando a paixão dos torcedores de todos os cantos, rechaçando com veemência as tentativas de elitização do FLAMENGO, reafirmando nossa tradição popular e de time de massa, sob a perspectiva de ser o maior produtor de conteúdo esportivo da América do Sul.
- Criar mecanismos para estimular a adesão de novos associados ao clube. Promover a participação ativa desses associados nas decisões políticas do clube, garantindo um processo democrático, amplo e inclusivo em Assembleias Gerais e reuniões dos Conselhos.
- Promover uma ampla reforma estatutária, para (a) tornar a gestão profissional obrigatória, inclusive na gestão do futebol (b) aperfeiçoar mecanismos de controle e de responsabilidade financeira (c) introduzir regras de conformidade/compliance (d) impedir que associados sejam perseguidos por expressarem suas opiniões e, quando sancionados, que o sejam por órgãos independentes;
- Pautar a gestão com respeito intransigente à pluralidade, diversidade, responsabilidade social, melhores práticas de governança e perseguição incessante dos melhores resultados esportivos e financeiros;
- Comprometer-se com uma visão humanizada e que honre a memória das vítimas da Tragédia do Ninho, aprendendo com o episódio para implantar uma nova política de segurança no clube, através do conceito “Lições Aprendidas”;
- Dizer não às tentativas de apropriação do FLAMENGO via transferência de seu futebol para uma SAF, mantendo-o como uma instituição associativa, poliesportiva e multicampeã, honrando a tradição conquistada nos quase 130 anos de vitoriosa jornada.