Grupo com Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras prevê ao menos 75% das receitas de TV; LFF acha o contrário

17/07/2023, 15:03
Presidentes dos principais clubes do Brasil em reunião sobre Liga; Libra e LFF recebem proposta de unificação

Os clubes que compõem a Libra e Liga Forte Futebol (LFF) iniciaram conversas com veículos de comunicação para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025. No entanto, os blocos apresentam contas completamente diferentes. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos.

A Libra é formada por Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Bahia, Grêmio e Atlético-MG da Série A. Dessa forma, o bloco entende que o seu pacote de jogos representa um valor entre 75% a 90% dos direitos de TV do Brasileirão. Afinal, reúne quatro das maiores torcidas do Brasil e, consequentemente, as maiores audiências.

Leia mais: Júnior destaca Flamengo decidindo no Maracanã contra o Grêmio

De acordo com Rodrigo Mattos, a avaliação da Libra é que existem variáveis que podem alterar esse valor e não é possível afirmar um valor exato. No entanto, o bloco entende que, com oito clubes, oferecem pacote que seria suficiente para negociar com a TV Globo. Isso porque a oferta conta quatro jogos por rodada: dois em TV aberta e dois em TV fechada.

Atualmente, a Série A gera arrecadação total de R$ 2,3 bilhões com direitos de transmissão. Baseando-se nessas contas, membros da Libra entendem que a negociação será de cerca de  R$ 1,5 bilhão.

Liga Forte Futebol prevê ter 50% dos direitos do Brasileirão

A Liga Forte Futebol é composta por dez times da Série A do Brasileirão: Fluminense, Athletico-PR, Fortaleza, Cuiabá, Goiás, América-MG, Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Coritiba. Apesar de fazer parte do bloco, o Internacional ainda não assinou o acordo.

Integrantes da LFF entendem que o seu pacote vale mais de 50% dos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O bloco tem o objetivo de assinar com 60% dos clubes (12) e conseguir 60% da audiência do torneio. Entretanto, ainda não conseguiu as equipes necessárias para atingir este valor até o momento.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.