Grêmio x Flamengo: STJD solicita material para analisar ofensas racistas a Carlinhos
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por meio de sua procuradoria, requisitou ao Grêmio o material pertencente a equipe, no qual contém áudio e vídeo de possíveis ações racistas contra Carlinhos, centroavante do Flamengo.
O Rubro-Negro publicou nota, em suas redes sociais, informando que Carlinhos sofreu injúrias raciais, declarando apoio ao atleta e aguardando posição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
➕Nota do Grêmio sobre racismo contra Carlinhos expõe defesa do suspeito
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco. Em um vídeo de uma matéria do veículo ‘Lance!’, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF”, diz comunicado do Flamengo; veja as imagens:
Publicado por @nacaonewsVer no Threads
Em um dos lances mais polêmicos da rodada do Brasileirão, Carlinhos foi expulso na derrota do Flamengo para o Grêmio por 3 a 2. Aos 13 minutos do segundo tempo, ele acertou o rosto de Kanneman, fora do lance da bola, ao tentar se desvincilhar da marcação do argentino.
Grêmio publica nota sobre episódio com Carlinhos e expõe defesa do suspeito
O Grêmio também se pronunciou acerca do suposto caso de injúria racial contra o atacante do Flamengo, Carlinhos. O acusado alega que não proferiu o termo racista “macaquinho”. Conforme a nota do time gaúcho, que diz ter identificado o torcedor e o procurado para buscar um esclarecimento, a resposta obtida junto ao torcedor gremista foi de que a provocação teria sido outra.
“Indagado pelo Clube, o torcedor afirmou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo. Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá bravinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado”, diz o trecho da nota oficial do Grêmio.
O time gaúcho afirma avaliar outras medidas relativas ao episódio e se coloca à disposição das autoridades.