Grêmio passa em 2º e Flamengo pode ter altitude nas quartas

Próximo adversário do Flamengo no Brasileirão, o Grêmio fez um último jogo antes do confronto no Maracanã. E essa partida foi importante também para o próprio Rubro-Negro. Os gremistas enfrentaram o Estudiantes no Couto Pereira, ainda sem sua Arena, para fechar a fase de grupos da Copa Libertadores e decidir seu caminho na competição.
Passando em segundo, a equipe tricolor enfrenta o Fluminense, decidindo no Maracanã. O time de Renato Gaúcho vencia por 1 a 0 até o final da partida, e enfrentaria o Peñarol nas oitavas de final. Assim, ficaria na chave do Flamengo, podendo encontrar o Mengão nas quartas. No entanto, sofreu o empate no final e não conseguiu ficar com a liderança.
➕Arrascaeta tem nota recorde na Bola de Prata e Flamengo domina seleção da 7ª rodada
Dessa forma, o The Strongest fica com o primeiro lugar no Grupo C e a Libertadores tem todos os seus confrontos definidos. Do outro lado da chave, o Fluminense enfrenta o Grêmio, enquanto Peñarol e The Strongest completam as oitavas de final no lado do Mengo.
O Flamengo, assim, pode ter nova altitude no decorrer da competição. Decidindo fora, o time de Tite vai ter que reencontrar o Bolívar em La Paz, onde perdeu por 2 a 1 na fase de grupos. Com o The Strongest no caminho, a equipe de Tite pode ter que voltar a jogar nas alturas. Só depois, qualquer adversário da semifinal não joga com altitude: Nacional, São Paulo, Botafogo ou Palmeiras. A decisão acontece na Argentina, também longe da altitude.
Flamengo pode enfrentar mesma altitude duas vezes
Um ponto importante é que o Flamengo também decidiria fora de casa contra o The Strongest, assim como contra o Bolívar. O time avançou em segundo, enquanto os bolivianos terminaram em primeiro em seus respectivos grupos. Por isso, teria que enfrentar altitude dupla.
E o terror seria o mesmo nas duas partidas. O The Strongest manda seus jogos no Estádio Hernando Siles, o mesmo utilizado pelo Bolívar. Foi lá que o Mengão perdeu por 2 a 1 na fase de grupos, e é lá que o Rubro-Negro terá que eliminar o Bolívar da Libertadores.
Avançando, caso o The Strongest elimine o Peñarol, o Flamengo teria que voltar a jogar partida decisiva no Estádio Hernando Siles precisando se classificar na altitude de 3650 m.
Chaveamento do mata-mata da Copa Libertadores
O sorteio da Copa Libertadores definiu as oitavas de final e também o chaveamento. Mas antes, os confrontos ainda estavam indefinidos por conta do grupo do Grêmio, e eles estavam divididos apenas por “primeiro do grupo C” e “segundo do grupo C”. Confira a chave do Flamengo atualizada:
- Flamengo x Bolívar
- Peñarol x The Strongest
- Botafogo x Palmeiras
- Nacional x São Paulo
Na outra chave, os times que podem encontrar o Flamengo apenas na decisão são:
- Colo-Colo x Junior Barranquilla
- Talleres x River Plate
- Grêmio x Fluminense
- San Lorenzo x Atlético-MG
Renato Gaúcho ‘fugiu’ do Flamengo
Após a vitória por 1 a 0 sobre o Huachipato, que garantiu a classificação do Grêmio no jogo passado, o técnico Renato Gaúcho foi perguntado sobre a possibilidade de fugir dos rivais brasileiros, que estão em maioria na chave do Flamengo.
Mas o treinador afirmou que buscaria o primeiro lugar do grupo. No fim, o técnico que perdeu por 5 a 0 para o Flamengo de Jorge Jesus, na semifinal da Libertadores 2019, acabou escapando de um possível reencontro no torneio continental.
“Respeitamos todos os adversários. O Grêmio é grande, vamos buscar o primeiro lugar. Não garanto que vamos conseguir, mas vamos trabalhar para jogar a segunda partida das oitavas em casa. Não sei aonde, mas próximo da nossa torcida, não adianta escolher adversário. O Grêmio é tão grande quanto nossos adversários. Todos querem ser campeões, o Grêmio também”, disse Renato Gaúcho, ao final do duelo contra o Huachipato.
Flamengo e Grêmio se enfrentam pelo Brasileirão
O Grêmio fazia jogos atrasados da Libertadores, e o Flamengo treina com a semana livre visando o jogo contra os gremistas. Os gaúchos vêm ao Maracanã na quinta-feira (13), para enfrentar o líder do Brasileirão em jogo marcado para às 20h (horário de Brasília).