Grêmio e Palmeiras se acertam por Lucas Freitas, tratado como joia no Flamengo

Para além dos títulos e marcas conquistadas, o Flamengo se destaca também por revelar jovens desenvolvidos nas categorias de base da Gávea. Um deles é Lucas Freitas, que se destacou no Sub-20 do Fla em 2019, chegou a treinar nos profissionais, mas saiu de graça para o Valladolid, da Espanha. Após chegar por empréstimo e se destacar pela Chapecoense em 2023, o zagueiro está prestes a fechar acordo com o Grêmio.
Após sair do Flamengo e acertar sua ida para o futebol espanhol, Lucas Freitas permaneceu na Europa até 2021, quando foi contratado pelo Palmeiras. O jogador alternou teve atuações no Sub-20 e chegou a aparecer no time principal, mas recebeu poucas oportunidades com o técnico Abel Ferreira.
Leia mais: Matheus Gonçalves dá recado a Tite e projeta 2024 do Flamengo
Em 2022, Lucas não disputou nenhuma partida pelos profissionais do Alviverde. Com isso, acabou sendo emprestado para o Moreirense, de Portugal, já em 2023. O zagueiro até marcou pelo novo clube, mas foi novamente pouco utilizado e acabou retornando ao Brasil. Dessa vez, o ex-jogador do Flamengo fechou acordo com a Chapecoense, também por empréstimo.
Diferentemente de suas passagens pelos clubes anteriores, Lucas se destacou pela equipe catarinense. O desempenho do zagueiro na Série B desta temporada chamou a atenção do Grêmio, que formalizou proposta de R$ 7 milhões pelo jogador. Assim, o Palmeiras aceitou a oferta e está perto de vender o defensor de 22 anos. As informações do negócio foram publicadas pelo jornalista Venê Casagrande.
Desempenho de Lucas Freitas pelo Flamengo
Apesar de não ter oportunidades no profissional do Flamengo, Lucas Freitas construiu uma bela história no clube. Nas divisões de base, marcou um gol e disputou 33 jogos ao longo de suas passagens pelo Sub-17 e pelo Sub-20.
Além disso, o defensor tem três títulos de peso vestindo a camisa rubro-negra. Lucas conquistou a Copa do Brasil Sub-17 em 2018, o Campeonato Carioca Sub-20 em 2019 e o Brasileirão Sub-20, também no mesmo ano.
Sem oportunidades no time principal, o zagueiro se despediu do Maior do Rio em 2019, rumo ao futebol espanhol.