Grêmio cobra retratação do Flamengo por acusação de racismo contra Carlinhos
Nesta terça-feira (24), o Grêmio emitiu uma nova nota oficial sobre as acusações de racismo cometido contra Carlinhos e dessa vez cobra retratação formal do Flamengo. O clube gaúcho diz que perícia atestou que torcedor não cometeu injúrias raciais contra o atacante rubro-negro e afirma ter enviado notificações formais ao Rubro-Negro e ao jornal ‘Lance’.
De acordo com o comunicado, a perícia analisou áudios e vídeos do incidente e descartou o crime. O clube diz que a investigação apontou para expressão mais próxima de “tá bravinho”, o que o torcedor alega ter falado, do que “macaquinho”, palavra colocada em legenda de vídeo do Lance.
➕ De volta ao Athletico-PR, Lucho González já enfrentou o Flamengo como treinador
“Pautado nas mais modernas técnicas e tecnologias, e amparado pelos dois laudos realizados por estas renomadas empresas que atuam no Brasil e no exterior, o Grêmio ratifica que não houve qualquer ocorrência de injúria racial ao atleta do Flamengo na Arena”, diz parte da nota do Grêmio.
Outra parte do documento fala em “enorme erro” do portal, que levou o Flamengo a citar o fato logo após a partida. Assim, entende que tanto clube quanto jornal precisam se retratar para amenizar “enorme dano” à imagem do clube e seus torcedores.
“O Grêmio comunica que já encaminhou notificações ao Lance! e ao CR Flamengo para que se retratem pelos conteúdos que publicaram. E informa que estará tomando todas as medidas possíveis para tentar atenuar o enorme dano que tanto a publicação original, quanto todas as demais, causaram ao Grêmio e sua imensa torcida”, ressaltou.
Mas é importante frisar que o comunicado publicado pelo Flamengo no domingo (22) não fala apenas no vídeo do Lance. Isso porque Carlinhos diz que ouviu torcedores gremistas imitando sons de macaco enquanto deixava o campo após expulsão. Ainda que o Grêmio fale em não haver “qualquer ocorrência”, a nota só fala sobre a denúncia do crime de um torcedor.
Veja o que publicou o Flamengo: “O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo ‘Lance!’, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF”.
STJD pede gravações para apurar denúncia de racismo contra Carlinhos
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu um prazo de cinco dias para o Grêmio apresentar as gravações do caso. Os procuradores Eduardo Jobim e Jhonny Prado identificaram a possível diferença nos discursos. Assim, querem analisar os áudios da denúncia racismo contra Carlinhos antes de decidirem se vão ou não apresentar denúncia contra o time gaúcho.
“Em face de possível controvérsia sobre o teor das expressões utilizadas pelos torcedores, esta Procuradoria requer que o mandante de campo apresente provas no sentido de esclarecer a natureza das expressões direcionadas ao jogador, bem como outros elementos que possam contribuir para a rápida elucidação dos fatos “diz um trecho do ofício enviado pelo STJD nesta segunda.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.