Buscando reforçar o seu elenco para 2025, o Grêmio avançou pela contratação de João Lucas, lateral-direito ex-Flamengo e que pertence ao Santos. Na última temporada, o atleta atuou por empréstimo no Juventude, se destacou no time de Caxias do Sul e despertou o interesse do 'Imortal'. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, do SBT Rio, o Grêmio deve pagar 1,8 milhão de euros pelo defensor, algo próximo de R$ 10,8 milhões.
Caso a negociação se concretize, o Grêmio iria adquirir 70% dos direitos econômicos do lateral. Além disso, o Cuiabá, onde João Lucas também atuou, ficaria com 30% da operação. Por fim, essa seria a divisão percentual do ala: Grêmio 70%, Santos 20% e jogador 10%.
➕Ex-Flamengo, Rodrigo Caio comenta sobre possibilidade de renovar com o Grêmio
João Lucas chegou ao Flamengo em 2019 e deixou a Gávea na temporada de 2021, rumo ao Cuiabá, por empréstimo. Na temporada seguinte, o Douardo pagou 150 mil euros (cerca de R$ 940 mil) para manter o atleta em definitivo. O jogador foi titular pelo time do Mato Grosso e chamou a atenção do Santos.
A passagem de João Lucas pelo Flamengo
Com a camisa rubro-negra, João Lucas entrou em campo em 19 oportunidades, marcando até um gol, no Carioca de 2020. O Flamengo observou seu potencial após um bom Campeonato Estadual no Bangu em 2019. Na Gávea, o lateral-direito fez parte do elenco que conquistou o Brasileirão (2019), Carioca (2020), Supercopa do Brasil (2020), Recopa (2020) e Libertadores (2019).
Entretanto, recebeu poucas oportunidades com Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent e Rogério Ceni. Neste período, os laterais do Flamengo foram Pará, Rodinei, Rafinha e Maurício Isla.
José Boto definirá futuro de Bruno Spindel antes da pré-temporada#BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/zoEU6J6GGu
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 30, 2024