Um dos grandes nomes da última temporada da Major League Soccer (MLS), o meia Evander comentou sobre o interesse do Flamengo em contar com ele. O jogador revelou que não veio para o Rubro-Negro, porque o seu clube, Portland Timbers, não quis vendê-lo. O jogador, revelado no Vasco, deseja voltar ao futebol brasileiro, mirando a Seleção.
“Teve interesse de alguns clubes do Brasil. Teve o interesse (do Flamengo), teve do Palmeiras, de clubes europeus. Mas eles não queriam vender. Eu não vim por isso. Eu quero voltar para onde vou me destacar. Quero ir para a Seleção. Quero aproveitar esse momento da Seleção em reformulação para me destacar”, disse Evander.
➕Evander diz que Vágner Love apoiou sua ida ao Flamengo e lembra oferta
Evander tem vínculo com o Portland Timbers até 2026, mas deixou claro que está aberto a ouvir propostas, desde que sejam boas para ele e o clube. O jogador demonstrou insatisfação com os proprietários do time americano, depois de goleada sofrida por 5 a 0 para o Vancouver Whitecaps, que eliminou o time da MLS.
“Os fãs de Portland não merecem as pessoas que têm poder sobre este clube. Pessoas que dizem que são homens, mas não cumprem a palavra. Pessoas que só estão lá quando o time vence. Infelizmente, essas são coisas sobre as quais não temos controle”, escreveu o jogador.
Evander disputou 28 jogos da MLS nesta temporada, tendo 34 participações em gols. Embora tenha sido eliminado antes dos playoffs, o jogador esteve entre os indicados a melhor jogador do campeonato, ao lado de Messi e Luis Suárez (Inter Miami), Cucho Hernández (Columbus Crew) e Christian Benteke (DC United).
Flamengo tentou contratar Evander no início da temporada
Para contar com Evander, o Flamengo ofereceu 7 milhões de dólares (R$ 34 milhões, na cotação da época) e metas fariam valor chegar a 8,5 milhões (R$ 41 mi). Contudo, apesar do desejo do meia de 25 anos em vestir o Manto, o Portland Timbers não aceitou a oferta.
Vale destacar também que a pressão da torcida rubro-negra foi alta. Parte da Nação entendeu que o valor era alto para um atleta que, na época, tinha números mais modestos em liga inferior ao Brasileirão. Mas houve também acusações que Marcos Braz desejou a contratação por ter relação com membros do estafe do atleta, algo que o vice de futebol negou veementemente. Além disso, o fato de Evander ter sido revelado pelo Vasco, naturalmente criou uma rejeição ao jogador.