O tema Gabigol na Europa voltou à tona nesta semana. Durante participação no programa Tá Na Área, do SporTV, o ex-atleta e comentarista Grafite comentou sobre os motivos que fizeram Gabriel Barbosa não brilhar no Velho Continente. Atualmente, Gabi se tornou um dos maiores ídolos da história do Flamengo.
”Acho que vai muito do clube (do atleta não conseguir se firmar). Ele pegou a Internazionale em uma transição, onde ele não conseguia atuar da maneira que ele atuava no Brasil. Os clubes europeus quando chegam aqui para buscar um jogador, chegam por conta do desempenho dos atletas. Mas quando você chega na Europa, eles querem mudar seu estilo de jogo para uma adaptação ao estilo de jogo”, disse Grafite.
Leia também: Ex-Flamengo, Jael se aproxima de tradicional time da Série C
Para Grafite, Gabigol não teria na Europa a mesma liberdade que tem no Flamengo
“O Gabigol dificilmente em um time de ponta do futebol europeu, iria jogar como joga no Flamengo. Pela direita, pela esquerda, se movimentando. Existe uma ordem tática lá e isso faltou para ele se adaptar. Se for falar do clima, da língua, Portugal já não tem o problema da língua (Gabi jogou também no Benfica), mas creio realmente que é pela característica, ambientação. Os clubes que ele passou não se encaixavam com o estilo de jogo dele”, acrescentou.
Por fim, o ex-centroavante valorizou a fase econômica do futebol brasileiro e destacou que em sua época, tinha que sair do Brasil para fazer a independência financeira. Hoje em dia, no entanto, o jogador pode ficar toda sua carreira no país que consegue receber salários astronômicos.
“Hoje em dia alguns jogadores, como Gabriel e Gerson, possuem no Brasil aquela coisa que na minha época só se conseguia na Europa. Jogar em grandes clubes, brigando por gigantes campeonatos, recebendo salário parecido com o que tinha lá. Acho que isso pesa bastante para o sucesso dele aqui de não ter essa vontade de voltar ao futebol internacional”, finalizou.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...