Governo do RJ renovará concessão provisória do Maracanã para Flamengo e Fluminense
O Governo do Rio de Janeiro já tomou sua decisão quanto ao novo Termo de Permissão de Uso do Maracanã. De acordo com o jornal O Globo, o Governo irá anunciar nesta sexta-feira (20) a prorrogação do TPU para Flamengo e Fluminense, atuais gestores do estádio.
A concessão provisória da gestão Fla-Flu tem prazo final no próximo dia 23. A data até animou o Vasco, que entrou na Justiça para solicitar participação em uma nova TPU, assim como Flamengo e Fluminense.
O Vasco tentou impedir uma renovação automática para a dupla, o que não deu certo. O Governo escolheu apenas o Rubro-Negro e o clube das Laranjeiras para renovar essa concessão.
Leia mais: Plano para Copa de 2027 prevê reduzir capacidade do Maracanã
Dessa vez, o Termo de Permissão de Uso do Maracanã será mais curto, diferente do que aconteceu em abril. No começo do ano, o Governo do Rio renovou o termo para Flamengo e Fluminense por seis meses. Agora, o novo prazo será até o dia 31 de dezembro, ou seja, garantindo apenas a reta-final do Campeonato Brasileiro.
Além de anunciar a nova concessão, o Governo carioca também irá publicar mais dois editais no Diário Oficial sobre o Maracanã. Os textos serão sobre o chamamento público para a administração provisória e outro para a gestão de 20 anos do Templo Sagrado.
Entenda os novos editais do Governo sobre o Maracanã
Conforme noticiou o blog Panorama Esportivo, do O Globo, o chamamento público será uma concorrência para a administração provisória do Maracanã. Esse processo definirá quem irá gerir o estádio mais emblemático do Brasil após o fim da TPU para o “Consórcio Maracanã” (formado por Flamengo e Fluminense), ou seja, a partir do dia 1º de janeiro de 2024.
O vencedor do chamamento público terá um contrato válido por 12 meses, finalizando esse acordo quando a administração definitiva assumir. Cabe lembrar que esse procedimento acontece por determinação do Tribunal de Contas do Rio e sob forte pressão do Vasco. O cruzmaltino planeja disputar essa licitação com o consórcio “Maracanã para Todos” — parceria com as empresas W. Torre e Legends.
Além do chamamento público, o Governo também anunciará nesta sexta (19) o edital definitivo, que prevê um longo contrato de 20 anos. Segundo o jornal O Globo, quem vencer esse processo terá que atingir uma pontuação exigida por meio de partidas de futebol ou outros critérios.
Flamengo quer participar dos processos para seguir gerindo estádio
O presidente Rodolfo Landim já garantiu que o Flamengo tem profundo interesse em participar do chamamento e da licitação, para seguir gerindo o Maracanã. Além disso, o mandatário acredita que a parceria com o Fluminense pode continuar, como disse em entrevista no mês passado. Relembre:
“Estamos aguardando o processo licitatório, mas não sabemos exatamente o que vai sair. Nós vamos participar do processo licitatório, isso é certo. O Flamengo já fechou um acordo com o Fluminense, que é nosso parceiro desde o início do processo do Maracanã. Estamos felizes com a relação. Acho interessante essa aproximação”.
Nova concessão pode beneficiar Fla para jogo contra o Bragantino
Essa renovação do TPU acontece em um momento importante, principalmente para o Flamengo. Rodolfo Landim trava uma batalha com a Conmebol para ter o direito de jogar contra o Bragantino no Maracanã, dias antes da realização da final da Libertadores, que acontece no começo de novembro.
A instituição não quer ceder essa regalia ao Fla, que tenta colocar o jogo contra o Massa Bruta para o dia 28 ou 29 deste mês no estádio. Antes, a diretoria sequer tinha conhecimento se, nessa data, o Flamengo teria seu direito temporário de uso do Maraca renovado. Agora, com essa certeza, o Rubro-Negro poderá, por fim, ganhar força contra a Conmebol.