Governo do Rio renova permissão de uso do Maracanã para Flamengo e Fluminense
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta terça-feira (24) a renovação do Termo de Permissão de Uso (TPU) do Maracanã com Flamengo e Fluminense. O documento é válido até o dia 31 de dezembro.
A dupla Fla-Flu administra o estádio desde abril de 2019 e esta é a décima renovação automática. Contudo, o prazo que normalmente é de 180 dias diminuiu para apenas 70. Isso porque o Governo irá realizar chamamento público com os interessados na administração provisória em 2024.
Leia mais: Lugano: demora para trazer Tite pode ter custado dois títulos ao Flamengo
Os grupos enviarão as propostas para a Casa Civil do Rio de Janeiro no dia 9 de novembro. Além de Flamengo e Fluminense, o Vasco e a Arena 360, gestora do Mané Garrincha, manifestaram o interesse em concorrer pelo TPU que terá validade de um ano.
A decisão garante que Flamengo e Fluminense irão terminar a temporada de 2023 no Maracanã. No entanto, a proposta da dupla precisará vencer a disputa ou os clubes terão problemas na próxima temporada.
Afinal, apesar do administrador ser obrigado a liberar o estádio para clubes do Rio, a dupla Fla-Flu manda muitos jogos no Maracanã. Portanto, certamente terão conflitos de datas com o Vasco caso o rival vença.
Governo do Rio publica edital do Maracanã
Após série de mudanças no documento, o edital para a concessão do Maracanã pelos próximos anos foi publicado na última quinta-feira (19). Assim, todos os interessados em concorrer devem elaborar sua propostas técnicas e financeiras até o dia 9 de dezembro.
No documento, o pagamento mínimo ao Governo é de R$ 6.132.000,00 por ano, mais de R$ 180 milhões no total. Entretanto, a proposta financeira tem peso na disputa e os clubes devem oferecer ainda mais.
O Estado também determina que o futuro administrador terá que realizar obras no estádio. Algumas são obrigatórias, como por exemplo a correção de falhas nos tetos do Maracanã e do Maracanãzinho. Além disso, cita necessidade de pintura, mudanças na arquibancada e outras intervenções.
Assim como na disputa pelo próximo TPU, a tendência é que Arena 360 e Vasco disputem com o Flamengo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.