O atacante Gonzalo Plata, de 23 anos, foi oferecido ao Flamengo. O jogador, que interessa ao Corinthians, está sendo avaliado pela diretoria do Mais Querido. O equatoriano, revelado pelo Independiente del Valle atua pelo Al-Saad, do Catar, e tem passagens por Sporting-POR e Valladolid-ESP. Ex-atleta do Fla também interessa ao alvinegro paulista.
Gonzalo chegou ao clube árabe em julho de 2023 por 12 milhões de euros (R$ 73,2 milhões na cotação atual). Pelo Al-Saad, o jogador já disputou 33 partidas, com 12 gols marcados e oito assistências. O ponta direita disputou a última Copa do Mundo pelo Equador e foi titular nos três jogos disputados pela sua seleção.
➕ Gustavo Cuéllar: possível reforço para o Corinthians
De acordo com Venê Casagrande, o nome de Gonzalo Plata, por ora, não foi descartado pelo Flamengo. O atacante, contudo, não faz parte da lista de prioridades do clube, já que costuma jogar pelas beiradas, especialmente pelo lado direito. Atualmente, Luiz Araújo é o nome natural para a função. Tite, porém, improvisou Gerson na função e gostou do que viu.
Desse modo, apesar de não ter descartado o equatoriano, o Mais Querido busca mesmo dois meias, sendo um com características semelhantes às de De La Cruz, e outro mais ofensivo. Os nomes da vez são Paquetá e Claudinho – negociações consideradas muito difíceis – e Marcos Antônio – que parece estar encaminhando ida para o São Paulo.
Ronaldo tratou Gonzalo Plata como substituto de Messi e Neymar
Hoje no Al-Saad, Gonzalo Plata conseguiu destaque jogando no Valladolid, cujo dono é Ronaldo Fenômeno. Primeiro por empréstimo e, depois, comprado em definitivo por 9 milhões de euros. Valor que o histórico jogador não gastou à toa. Antes de comprá-lo, o ídolo do futebol mundial fez questão de enaltecer a joia.
“Poucas vezes ressalto virtudes individuais que me surpreendem, mas esse garoto explora todo o potencial que tem. Posso garantir que Messi e Neymar já têm substitutos na América do Sul. Gonzalo tem qualidades de jogador de elite e em breve o mundo vai ouvir falar dele”, afirmou Ronaldo.
Vale lembrar que essa é a segunda vez que Gonzalo Plata é oferecido ao Flamengo. Seu nome já havia sido levado ao Rubro-Negro em 2022, enquanto ainda estava emprestado ao Valladolid.