Gonzalo Plata: desfalques podem levá-lo a estrear na Libertadores
As lesões atrapalham a temporada do Flamengo, e o clube se concentra na Libertadores, onde tenta se manter vivo para sonhar com o tetracampeonato da competição. No entanto, com as ausências de Pedro, Viña e Cebolinha até o ano que vem, a situação ficou complicada, e Michael e Luiz Araújo também devem perder boa parte da temporada. Por isso, Gonzalo Plata aparece como grande opção.
Um dos quatro reforços do Flamengo na temporada, assim como Michael, Alex Sandro e Alcaraz, Plata fez sua estreia no clássico contra o Vasco, quando foi titular. O início foi modesto, mas quando trocou para o lado direito, deslanchou e foi um dos grandes destaques.
➕6 atletas do Peñarol que já enfrentaram o Flamengo e você provavelmente não lembra
Isso aconteceu exatamente após a lesão de Luiz Araújo, que se voltar esse ano, só deve estar pronto para atuar nos últimos jogos da temporada, em uma eventual final de Libertadores, por exemplo. Portanto, a possibilidade de Gonzalo Plata seguir iniciando as partidas é grande.
Até porque o Flamengo pôde inscrever o equatoriano, assim como Alcaraz e Alex Sandro, deixando Michael de fora. Isso porque apenas três alterações poderiam ser feitas para essa fase, e com a lesão do atleta, o Mengão não teve dificuldades para escolher quem colocaria.
Flamengo pode jogar com dois atacantes
Com menos jogadores de frente para compor um trio ofensivo, a tendência é que Tite utilize mais o esquema 4-4-2, como começou a fazer sem Pedro como referência. Por isso, Plata deve formar dupla de ataque com Bruno Henrique.
Vale lembrar que Gabigol está em baixa e tem tido poucas oportunidades. Quando entra em campo, não produz o suficiente para ganhar mais minutos e está cada vez mais escanteado, ficando atrás até de Carlinhos na fila. No clássico, o centroavante que veio do Nova Iguaçu entrou antes do Camisa 99.
Esses dois nomes na reserva, inclusive, não são considerados titulares por Tite. Por isso, não é difícil imaginar que o reforço equatoriano estará ao lado de Bruno Henrique.
Uma boa notícia é o retorno de De La Cruz, que vai para o jogo e deve pisar bastante na área. Com o novo esquema, Tite coloca os meias para infiltrar na área, povoando o ataque e arriscando mais chutes, já que a equipe não tem os dois maiores finalizadores do time na temporada, que são Pedro e Luiz Araújo.
A provável escalação do Flamengo para enfrentar o Peñarol é a seguinte: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Gonzalo Plata e Bruno Henrique.
O Peñarol, por sua vez, deve ir com o seguinte time: Aguerre; Pedro Milans, Léo Coelho, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maximiliano Olivera; Eduardo Darías, Damián García e Leonardo Fernández; Javier Cabrera e Maximiliano Silvera.