Goleada marca maior sequência invicta do Fla como mandante nos pontos corridos
A goleada contra a Chapecoense, além de fazer o Flamengo subir na tabela e diminuir a pressão sobre o técnico Zé Ricardo, significou também um recorde para o clube desde o início da disputa do Brasileiro em pontos corridos, em 2003: a maior sequência de jogos sem perder como mandante. O triunfo de 5x1 foi a 17ª vez consecutiva em que o Flamengo saiu de campo sem ser derrotado jogando em casa, superando a marca acumulada entre o final do Brasileiro de 2004 e o início do de 2005.
Curiosamente, a marca anterior também tinha sido obtida na Ilha, com um empate contra o Atlético-PR, no quarto jogo como mandante da campanha de 2005. Aquela sequência foi iniciada em 2004 com 8 vitórias e 4 empates -- a marca de 12 jogos sem perder em casa num único campeonato também foi quebrada pelo técnico Zé Ricardo no Brasileiro passado, no qual o Flamengo não perdeu nos últimos 13 confrontos como mandante. Em 2005, foram mais 3 empates e 1 vitória até a derrota para o Brasiliense, por 4x3, interromper a sequência. Curiosamente, apesar da boa sequência em casa, o Flamengo brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas tanto em 2004 quanto em 2005.
Já a atual sequência teve início na campanha de um terceiro lugar. Foram 10 vitórias e 3 empates nos últimos 13 jogos em casa em 2016, além de dois empates e duas vitórias em 2017. O técnico Zé Ricardo comandou o Flamengo em todas as partidas da série -- em 2004 e 2005, o Flamengo teve como técnicos na sequência invicta PC Gusmão, Ricardo Gomes, Andrade e Celso Roth.
Zé Ricardo tem apenas duas derrotas como mandante em Brasileiros pelo Flamengo, ambas bem longe do Rio -- contra o Palmeiras, em Brasília, e contra o Fluminense, em Natal. Fora essas duas derrotas, o técnico só tem uma terceira derrota como mandante, contra o Palestino, pela Sul-Americana de 2016, em Cariacica. Sob o comando de Zé Ricardo, o Flamengo nunca perdeu um jogo no estado do Rio de Janeiro, seja como mandante ou visitante -- foi campeão carioca invicto e sofreu a única derrota em clássico na partida em Natal contra o Fluminense (já são 14 clássicos sem perder, melhor sequência desde 2012).
A sequência atual, porém, ainda está muito longe da maior série sem derrotas como mandante do Flamengo em Brasileiros de maneira geral, contando as edições disputadas em outras fórmulas. O time não perdeu nenhuma partida em casa entre 6 de março de 1980 e 10 de março de 1985, período em que se sagrou tricampeão brasileiro. Foram 58 jogos sem perder como mandante, com 44 vitórias e 14 empates.