Maior goleada sobre o Cruzeiro salvava o Fla da queda há 19 anos

19/12/2023, 21:03
Flamengo goleou o Cruzeiro por 6x2 em 2004, com dois gols de André Bahia

Se hoje o Flamengo é a grande potência financeira e com o melhor elenco do continente, o cenário já foi completamente diferente. Há 19 anos, o Rubro-Negro chegava para a última rodada do Brasileirão com risco de rebaixamento, e a permanência na elite se confirmou com uma goleada histórica contra o Cruzeiro.

Vivendo uma grande crise interna e com graves problemas financeiros, em 2004 o Flamengo fez uma péssima campanha e flertou até o final com o rebaixamento. Na última rodada, precisando da vitória para não depender de outros resultados, o Rubro-Negro recebeu o Cruzeiro no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e venceu por 6×2.

Leia mais: Flamengo será cabeça de chave no sorteio da Libertadores 2024

Campeão do Brasileirão em 2003, o Cruzeiro não conseguiu repetir as boas atuações e terminou 2004 na 13ª posição. Já sem qualquer pretensão na última rodada e de olho na temporada seguinte, o clube mineiro foi até Volta Redonda com um time misto, com apenas três titulares em campo. Desesperado, o Mengão aproveitou a chance e goleou.

A partida ficou marcada pelo golaço de Felipe, que no final da partida encobriu o goleiro Doni, com uma linda finalização de fora da área. Outro destaque da partida foi André Bahia, que já estava negociado com o Feyenoord e que estava sendo processado pelo próprio clube. Vivendo situação conturbada, o zagueiro marcou dois gols e deu sua resposta à diretoria. Os outros gols foram marcados por Ibson, Whelliton e Athirson.

Pressionado, Flamengo aplicou a maior goleada do confronto

Na 46ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2004, que era disputado por 24 equipes, o Flamengo chegava para a partida contra o Cruzeiro na 18ª posição, com 51 pontos. Logo atrás, Atlético-MG (50), Botafogo (50) e Criciuma (49), brigavam contra o rebaixamento e poderiam empurrar o Rubro-Negro para o Z4.

Portanto, para não depender de nenhum outro resultado, o Mais Querido precisava vencer. Comandado por Andrade, o Flamengo foi a campo com a seguinte escalação: Júlio César; China, Júnior Baiano, André Bahia e Roger; Douglas Silva, Júnior, Ibson e Zinho; Felipe e Whelliton.

Apesar do placar elástico, a partida não foi tão fácil quanto parece. Os primeiros minutos foram de puro nervosismo em Volta Redonda, com chances para os dois lados. O Cruzeiro chegou a colocar uma bola na trave de Julio César. No entanto, um caótico final de primeiro tempo deixou o Mengão em vantagem.

Empurrado por 16 mil torcedores, o Mengão abriu 3×0 com gols aos 27, 33 e 34. Aos 37, o Cruzeiro descontou, mas o Rubro-Negro abriu 4×1 aos 42′. Antes do intervalo, o time mineiro ainda fez o seu segundo gol.

Na segunda etapa, o Flamengo administrava o 4×2 e ficava cada vez mais perto da permanência. Aos 31′, Athirson marcou o quinto, e Felipe fechou a goleada aos 46′.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.