Gol heroico de Joshua salva vitória do Flamengo de Filipe Luís
O Flamengo de Filipe Luís deu bom pontapé inicial da final da Copa Rio Sub-17. A equipe recebeu o Vasco na Gávea, pelo jogo de ida da decisão, e saiu na frente, vencendo a partida por 2 a 1 e ficando mais perto do título. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Camargo, ainda do primeiro tempo, e o segundo no último lance, por Joshua.
A partida de volta acontece exatamente uma semana após a ida. Ou seja, no próximo sábado (15). Desta vez, ainda não está confirmado, mas o certame deve acontecer no Estádio Nivaldo Pereira, no Artsul Futebol Clube, que fica na Estrada do Riachão, em Nova Iguaçu. São Januário ainda é uma opção.
➕ Tite liga alerta e pode ter 2 desfalques em Flamengo x Grêmio
A vitória magra do Flamengo de Filipe Luís sobre o Vasco na ida da final da Copa Rio Sub-17
Com mais de 40 mil rubro-negros acompanhando na Fla TV, o Mengão controlou melhor o jogo desde o início. Mas o Vasco ainda conseguiu armar chance, desperdiçando um gol na pequena área. O Flamengo tocava bem a bola e mostrava também organização, até chegar ao primeiro gol aos 28 minutos do primeiro tempo.
A jogada aconteceu com troca de passes desde a zaga, mas a bola chegou para Luiz Phellipe dar um lindo cruzamento, que mais pareceu jogado com a mão de tão certeiro, na cabeça do atacante Camargo na grande área. Com instinto de centroavante, ele se antecipou e venceu a marcação, marcando um golaço de cabeça para a explosão dos torcedores que foram até a Gávea.
O Flamengo ainda construiu mais algumas chances, mas o jogo tempo se encerrou com a vitória parcial por 1 a 0.
Camargo diz que gol saiu de pedido de Filipe Luís
O autor do gol, Camargo, chega a revelar em entrevista durante o intervalo que o gol saiu em um pedido de Filipe Luís, que avisou da fragilidade vascaína na bola aérea.
“Eu fiz um gol de cabeça lá (contra o Vasco, durante as rodadas regulares da Copa Rio Sub-17). Ele (Filipe Luís) pediu para a gente buscar mais essa bola em mim na área, quem estiver na ponta, e conseguimos fazer o gol”, comenta, antes de exaltar seus treinamentos para acertar o movimento.
“Sabíamos que seria um jogo muito difícil no primeiro tempo, eles viriam para ganhar, não iam querer segurar. Graças a Deus, fui abençoado com um gol. Fiz o movimento perfeito ali, treinando a semana inteira”, conta Camargo.
No intervalo, Diego Ribas também falou com a Fla TV
Quem também falou à Fla TV no intervalo foi Diego Ribas, que acompanhou a vitória do amigo Filipe Luís in loco. Ele exaltou o ex-companheiro de Flamengo e rasgou elogios ao trabalho construído pelo ex-lateral.
“Estou achando sensacional. O Filipe é um cara que está em constante aprendizado, apesar de já saber muita coisa. Tem muita experiência, e hoje está pronto para ser não só um treinador, mas um educador. Se tratando de base, precisa de pessoas como ele. Estou muito feliz e orgulhoso de ter um amigo nessa posição. O time jogando o primeiro muito bem organizado”, exalta Diego.
2º tempo
O Flamengo de Filipe Luís controlou bem o jogo no segundo tempo, mas, ao mesmo tempo que não corria riscos e tocava bem a bola para administrar a vitória, tentou chegar ao segundo gol. Porém, quem quase colocou água no chope do Mengão foi o Vasco nos acréscimos.
Os vascaínos tiveram a melhor chances da segunda etapa no apagar das luzes, e uma saída de Léo Nannetti deixou o gol aberto após bom passe do ponta do Vasco. Na grande área, o camisa 7 Juninho chegava livre e inteiro para empurrar a bola para dentro do gol. Eis que surge o camisa 10 Joshua. O meia faz corte monumental e salvou o gol do empate vascaíno.
No entanto, aos 49, o Vasco conseguiu chegar ao empate, estragando a festa rubro-negra, com gol contra de Luiz Phellipe. Mas Joshua se tornou o herói da partida, e além de salvar um gol do rival, ainda marcou de cabeça no último lance. Na raça, o Mengão venceu por 2 a 1 e conseguiu levar a vantagem para o jogo de volta.
Joshua e Luiz Phellipe falaram ao fim do jogo
Após a partida, Luiz Phellipe disse que o técnico Filipe Luís o elogia muito: “Ele sempre me elogia nos treinos, fala que eu cruzo bem”, conta, antes do herói Joshua comentar:
“Muito feliz pela vitória. Glorificar a Deus. Fui feliz de salvar um gol, mas infelizmente tomamos em seguida. Mas Flamengo é até o último minuto, a gente não pode desistir e eu fui feliz para fazer o gol”.
Marcos Braz fala ao fim do jogo
Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz assistiu ao jogo contra o Vasco e conversou com Filipe Luís e Diego Ribas no fim do embate. O dirigente tomou um susto com o empate do Vasco no fim, mas se mostrou aliviado com o gol da vitória.
“Vim dar um abraço nele. Jogo de final, contra o Vasco. Deu tudo certo. Pelo amor de Deus, a gente vai sair com o empate? Mas os garotos mostraram personalidade e conseguiram o gol da vitória. Tomara que dê tudo certo no jogo da volta. Boa sorte para eles”, diz.
Braz também exalta o trabalho de Filipe Luís e lembra que o treinador confiou no Flamengo quando as promessas foram feitas ainda em 2019.
“Vim dar um abraço no Filipe. Ele sempre acreditou no projeto do Flamengo, acreditou em mim quando fomos na Espanha. A diretoria está de parabéns e tomada que na volta a gente seja campeão. O que ele ganhou para trás, ficou para ele. Agora ele tem que ganhar para frente”, diz Braz, que também falou sobre o meia Diego Ribas:
“Eu conheço o relato de muitos jogadores após pararem de jogar, sentem muito. É uma depressão, perdido, assustado. Jogadores que viveram tantas emoções e de um dia para outro, para. Ele estava falando da vida dele nova. Partes boas, filhos, família”, finaliza.