Globo aumenta proposta para Libra e pode desistir de jogos da Forte no Brasileiro

16/11/2023, 14:18
Símbolo da Globo em cima da torcida do Flamengo em fim de transmissão. A Globo aumentou a proposta à Libra pelas próximas edições do Campeonato Brasileiro e já admite ficar sem os jogos da Forte a partir de 2025

A Globo aumentou a proposta pelos direitos dos jogos dos clubes da Libra nos próximos Campeonatos Brasileiros nas TVs abertas e fechadas para R$ 1,3 bilhão por ano. O valor garantiria que o Flamengo não perderia dinheiro em relação ao contrato atual e ainda haveria espaço para ganhar mais com a venda de pay-per-view.

De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, a nova proposta é na casa de R$ 1,3 bilhão anuais pelos direitos da Libra na Série A. Atualmente, a Libra tem nove clubes na primeira divisão do futebol brasileiro: Flamengo, Atlético-MG, Bahia, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Bragantino e Grêmio.

Leia mais: Libra e Liga Forte iniciam reaproximação para debater liga no futebol brasileiro

Os quatro primeiros formaram uma comissão que está liderando as negociações com a Globo e outras emissoras, comandada pelo publicitário Silvio Matos. Além da Globo, SBT e Amazon também estão tentando conseguir os direitos da transmissão do Brasileiro pelos próximos anos.

O vice-presidente de Marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira, disse que a Libra ainda não definiu a duração do novo acordo que pretende assinar, que pode variar de 3 a 5 anos.

Globo estuda mudar formato do PPV para compensar perda de jogos da Forte

Se fechar contrato com a Libra, a Globo garantiria um pacote de no mínimo 4 jogos para passar por rodada nas TVs aberta e fechada. Com isso, a emissora já admite desistir de fazer uma oferta à Forte Futebol, que reúne os outros clubes da Série A. Desta forma, os jogos do Flamengo fora de casa contra os clubes da Forte não seriam transmitidos pela Globo nem pelo SporTV.

O temor da emissora é ficar sem uma oferta de jogos para manter sua base de assinantes no pay per view. Com isso, a emissora estuda uma mudança de formato que teria jogos com transmissões diferenciadas, voltadas a cada clube, e uma nova divisão dos recursos arrecadados, que atualmente ficam 68% com a emissora e 32% com os clubes.

O atual contrato dos clubes com a Globo vai até o fim do próximo ano, o que significa que ainda há tempo para a Libra decidir se aceita a proposta ou continua tentando condições melhores.


Partilha