Gilmar Ferreira diz fator que aproxima Flamengo de Tite de título
A vitória do Flamengo sobre o Bahia no último minuto, nesta quinta-feira (20), somada aos jogos com desfalques e invencibilidade de oito jogos, consolidam o Mengão como time que vai brigar pelo título do Brasileirão. É o que acredita o jornalista Gilmar Ferreira, que destaca a “impressionante” sintonia do elenco com o trabalho de Tite como diferencial rubro-negro no torneio.
“Apesar dos desfalques e de estarmos ainda com menos de um terço do Brasileiro disputado, o Flamengo de Tite se consolida como um real candidato ao título. E não apenas pela qualidade dos seus jogadores. Tampouco pelo padrão tático. Impressiona neste Flamengo a sintonia do time com o já conhecido padrão tático dos times treinados pelo ex-técnico da Seleção Brasileira”, diz o jornalista em sua coluna no Extra.
➕ Pedro tem números impressionantes no Maracanã em 2024
O Flamengo lidera o Brasileirão com 21 pontos após 10 rodadas e apresenta algo que Tite prega desde seu primeiro dia de trabalho: equilíbrio. Ainda que média de gols tenha aumentado desde o Carioca, natural pelo nível de enfrentamento, o time tem a terceira melhor defesa do torneio (8 gols sofridos) e o melhor ataque (18 gols).
Além disso, chama a atenção como o time reage quando não consegue ter o controle do jogo. Últimos jogos mostraram capacidade de reconhecer momento, organizar defesa e apostar em contra-ataques quando necessário.
Mas uma outra característica salta aos olhos desde que o time ficou muito desfalcado por Copa América e lesões: a entrega dos jogadores. São cinco convocados e série de atletas no departamento médico que resultaram em 10 desfalques contra o Ahtletico e sete contra o Bahia, mas ainda assim time saiu com resultados positivos com gols no último minuto.
Outro fator que vai ao encontro do que disse Gilmar Ferreira é como os atletas se encaixam no esquema. Os desfalques obrigaram Tite a fazer improvisações no time titular, e Léo Pereira e Léo Ortiz receberam elogios como lateral-esquerdo e volante, respectivamente.
Tite exaltou atuação e entrega dos jogadores contra o Bahia
Esses foram alguns dos temas da coletiva pós-jogo de Flamengo x Bahia. Tite explicou as diferentes formas do Flamengo jogar e uso de contra-ataques quando o adversário tem a posse. No segundo tempo, com Gerson pela direita, time buscou mais trocas de passes e ocupação ofensiva.
“Duas formas. Uma que ela é de velocidade. Se der espaço não vai nos controlar, porque é muita velocidade e qualidade dos lados. Vai ter mais posse de bola, mas não vai nos controlar. Nós vamos criar oportunidades. É inevitável, como aconteceu hoje. E em número de oportunidades mais vivas e mais claras. Quando tu tem um articulador pelo lado, tu tem mais jogo, uma ou outra. Das duas formas a equipe se encontrou “, disse Tite, pouco antes de Cléber Xavier exaltar o empenho do elenco:
“Tem a dedicação de alguns atletas fazendo funções que nunca tinham feito tão rotineiramente. E atletas voltando antes do que a gente esperava. Sacrifício. Parabenizo o departamento médico e físico, e principalmente os atletas, que se propuseram a antecipar o processo”, comentou o auxiliar.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.